Petrobras sobe mais de 1,6% com elevação de nota

Bolsa tem leve alta e dólar caiu nesta segunda-feira (10)

© Reuters

Economia MERCADO FINANCEIRO 10/04/17 POR Folhapress

As ações da Petrobras subiram mais de 1,6% nesta segunda-feira (10), beneficiadas pela elevação de sua nota de crédito (rating) pela agência de classificação de risco Moody's, de B2 para B1.

PUB

Além disso, a Moody's mudou a perspectiva da nota da Petrobras de estável para positiva. A agência diz que a liquidez e as métricas financeiras da companhia apresentaram evolução nos últimos trimestres.

As ações da estatal terminaram a sessão com ganho de 1,63% (PN) e 1,69% (ON), ajudadas ainda pelo avanço do petróleo no mercado internacional pelo sexto pregão consecutivo.

O bom desempenho dos papéis da Petrobras ajudou o Ibovespa a encerrar no campo positivo. Depois de um pregão volátil, o principal índice da Bolsa fechou em leve alta de 0,09%, aos 64.649,81 pontos. O giro financeiro foi de R$ 7,1 bilhões.

Pressionadas pelo recuo do preço do minério de ferro na China pela terceira sessão seguida, as ações PNA da Vale subiram apenas 0,07%, enquanto as ON perderam 0,41%.

Entre os bancos, Itaú Unibanco PN recuou 0,18%; Bradesco PN ganhou 0,62%; Bradesco ON, +0,38%; Banco do Brasil ON, +0,67%; e Santander unit, -1,47%.

Segundo analistas, ainda prevalece uma certa cautela em relação à aprovação da reforma da Previdência e, no cenário externo, quanto ao conflito na Síria, entre outras tensões geopolíticas.

A semana mais curta por causa do feriado de Páscoa também reduz o apetite dos investidores ao risco.

CÂMBIO E JUROS

O dólar comercial terminou a sessão em baixa de 0,38%, a R$ 3,1390, depois de ter subido nas três sessões anteriores com as tensões geopolíticas e dúvidas sobre o avanço da reforma da Previdência.

"Hoje, houve um alívio nessas preocupações, e a presença de exportadores vendendo dólares no mercado foi predominante", comenta Ricardo Gomes da Silva, superintendente de câmbio da Correparti Corretora.

No exterior, a moeda americana teve comportamento misto.

No mercado de juros futuros, os contratos encerraram a sessão em baixa, repercutindo a mais recente pesquisa semanal Focus, do Banco Central. Os especialistas consultados passaram a ver a taxa básica de juros (Selic) a 8,50% no fim de 2017, ante 8,75% na semana passada.

Para a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central que termina nesta quarta-feira (12), as estimativas majoritárias são de corte de 1 ponto percentual, para 11,25% ao ano.

Luiz Eduardo Portella, sócio-gestor da Modal Asset, acredita, no entanto, em um corte maior da Selic, de 1,25 ponto percentual, para 11% ao ano, neste encontro do Copom.

"Diante da projeção de um PIB [Produto Interno Bruto] fraco neste primeiro trimestre, com demora da reação da indústria e dos serviços, e o crédito sem sinais de recuperação, a única forma de estimular a economia seria via redução de juros", diz Portella.

Ele acrescenta que a queda disseminada da inflação, e a perspectiva de que ela fique abaixo da meta do BC até 2020, há espaço para se intensificar o corte dos juros.

O contrato de juros para janeiro de 2018 caiu de 9,770% para 9,665%; o contrato para janeiro de 2021 recuou de 9,930% para 9,810%; e o contrato de janeiro para 2026 passou de 10,300% para 10,165%. Com informações da Folhapress.

Leia também: Moody's eleva nota de crédito da Petrobras, com perspectiva positiva

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos