Para fugir da guerra, pedido de passaporte brasileiro cresce na Síria

Maioria dos sírios que pede documentos brasileiros quer migrar para a Europa de forma segura, sem ter que fazer travessia pelo mar

© Reuters

Mundo Conflito 11/04/17 POR Notícias Ao Minuto

O Consultado do Brasil em Damasco tem mais de 25 pedidos abertos de nacionalidade brasileira a sírios com alguma ligação com o Brasil. Desde que a guerra começou, em 2011, solicitações como esta saltaram na embaixada. "O pico foi no ano retrasado e no ano passado, quando recebíamos de 90 a 100 por mês", contou a chefe do departamento administrativo do Consulado do Brasil em Damasco, Mágida Hilal.

PUB

Hoje, o órgão recebe cerca de 50 pedidos de nacionalidade por mês, de acordo com informações divulgadas pela Folha de S. Paulo. O aumento considerável das solicitações seria mais uma tentativa dos cidadãos sírios de fugirem da guerra que assola o país.

"Há um número enorme de sírios-brasileiros que não falam português, que não têm ligação com o Brasil, mas que nasceram lá ou são filhos de descendentes sírios que nasceram no Brasil", explicou o diplomata Achilles Zaluar, que é a autoridade máxima da embaixada, pois o Brasil não tem um embaixador pleno instalado no país.

Por conta da crise econômica que o Brasil enfrenta, os sírios com descendência brasileira buscam pelo passaporte para conseguirem deixar o país e chegar à Europa de forma segura, sem enfrentar os perigos da travessia ilegal pelo mar.

Cidadãos sírios precisam de visto para entrar em quase todos os países do mundo. Sanções internacionais aumentaram a dificuldade para obtê-lo.

Temer diz que Brasil está aberto a refugiados sírios

Em uma homenagem recebida da comunidade libanesa, em São Paulo, o presidente Michel Temer aproveitou para manifestar solidariedade à Síria e reforçar a mensagem de que as portas do Brasil estão abertas a refugiados daquele país, segundo divulgado pelo Estadão Conteúdo.

Quero expressar aqui uma preocupação com a Síria. Rogo a Deus que iluminem todos aqueles que habitam a Síria, governantes e governados, e as nações do mundo todo, particularmente os integrantes da Organização das Nações Unidas, para que logo tenhamos paz naquele nosso país vizinho e que de alguma maneira tem no Líbano o agasalho para muitos refugiados sírios."

Brasileiros na Síria

A Embaixada do Brasil em Damasco contabiliza hoje 1.200 cidadãos do país vivendo na Síria, o que demonstra que muitos dos que conseguiram a cidadania brasileira recentemente deixaram o país. O órgão possui um plano de contingência para tirar os cidadãos brasileiros da Síria se a crise se agravar.

Leia também: Terremoto deixa um morto e dois feridos em El Salvador

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 16 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 19 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 19 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia