© Reprodução
Ao saber que Marcos havia sido expulso do BBB17 por ter tido um comportamento abusivo contra sua namorada, Emilly, aos prantos, disse que "Ele nunca teria a intenção de me machucar". Tal como a sister, muitas mulheres têm o mesmo comportamento e não conseguem perceber que são vítimas de abusos psicológicos, físicos e morais.
PUB
Leia também: Série faz crescer em 445% busca por centro de prevenção ao suicídio
De acordo com a professora de psicologia e coordenadora do curso de extensão Feministas nas Trincheiras da Resistência do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Jaqueline Gomes de Jesus, em entrevista ao UOL, o comportamento é muito comum, até mesmo com mulheres ameaçadas com facas e armas de fogo. "É comum se ouvir: ‘Ah, ele me ama, só estava irritado’. É uma distorção da realidade”, afirma a especialista.
Normalmente, as agressões começam de foram sutil. Primeiro são os gritos e ofensas, depois empurrões e beliscões, que evoluem para a violência física, segundo a especialista. “Primeiro, o homem diz ‘você não pode isso ou aquilo’. E até a violência física começa aos poucos. Um dedo em riste, um chacoalhão, para depois chegar em chutes e socos”, declara Teresa Cristina Cabral Santana Rodrigues dos Santos, integrante da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo.
Inúmeros fatores podem explicar o fato de Emilly considerar o comportamento do namorado "normal". Há o componente pessoal, mas também o aspecto cultural, como a banalização da violência pela nossa sociedade e o conceito social de que a mulher só está completa quando se encontra em um relacionamento, ainda que ele seja abusivo.