© iStock
A Páscoa está se aproximando e, sim, é possível se render ao chocolate no tão esperado domingo, 16 de abril. Mas isso não é motivo para devorar sozinho um ovo cheio de calorias dentro de poucos minutos. Segundo Fúlvia Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, tem como aproveitar o momento em família e fazer uma ingestão moderada e saudável do doce seguindo algumas dicas importantes.
PUB
Leia também: Páscoa: 12 orientações para economizar na ceia
De acordo com a especialista, o mais indicado é consumir, em média, 30 gramas de chocolate por dia, equivalente a um tablete, pois qualquer ingestão em excesso pode prejudicar a saúde. “Além disso, evite os ovos trufados com mousse, marshmallow, crocantes e chocolate branco, estes ingredientes têm alto teor de gorduras e calorias”, explica Fúlvia Hazarabedian.
Para a nutricionista, o principal erro está na quantidade excedente que, muitas vezes, não é controlada ou programada. “O consumo exagerado pode provocar ganho de peso, além de outros distúrbios, como aumento da glicemia, enxaqueca em decorrência da ação de substâncias vasodilatadoras e até risco de irritações na pele, estômago e mucosa intestinal”, reforça Fúlvia.
Confira as quatro dicas para deixar a Páscoa mais saudável:
Fuja dos excessos: Evite consumir grandes quantidades por apenas empolgação.
Faça a escolha certa: Geralmente, os chocolates ao leite possuem mais manteiga de cacau, o que significa maior porcentagem de gordura e menor efeito benéfico para o corpo. Por isso, aposte em chocolates amargos com mais de 70% de cacau.
Regule a alimentação: Durante o feriado, mantenha a disciplina. Assim, é possível ter um controle de quantas vezes você está comendo doces e chocolates.
Saiba dividir: Se você não consegue controlar a compulsão por doces, aproveite a ocasião para compartilhar seus chocolates com amigos, familiares e colegas de trabalho.