© DR
Os astrónomos estabeleceram as características do planeta anão DeeDee, localizado na região transnetuniana do Sistema Solar. Os resultados do estudo foram pulicados no portal Phys.org.
PUB
Os cientistas calcularam que o diâmetro do planeta é de cerca de 635 quilómetros, isto é, dois terços do diâmetro do planeta anão Ceres. Segundo os dados dos astrónomos, a correlação entre o tamanho e o peso dá ao DeeDee um aspecto esférico.
A temperatura na superfície do planeta anão é 243 graus Celcius ou 30 graus Kelvin. O corpo celeste reflete apenas 13% da luz que recebe, porque esta demora 13 horas para alcançar o planeta.
Atualmente, o DeeDee está a umas 92 unidades astronômicas do Sol. Por causa da sua enorme distância do centro do nosso sistema, o planeta demora cerca de 1.100 anos para completar sua órbita.
DeeDee foi descoberto no outono de 2016 com o uso do telescópio do Observatório Interamericano de Cerro Tololo, situado no Chile.
Este projeto permite aos astrónomos realizar um estudo ótico de 12% do céu. Graças às observações os cientistas descobriram cerca de 1.100 milhões de corpos celestes, a maioria dos quais são estrelas e galáxias distantes. Com informações do Sputnik Brasil.
LEIA TAMBÉM: Criatura extraterrestre é flagrada em Marte em cima de sonda