NASA expõe os problemas que impedem lançamento de nave espacial a Marte

Prazo para as missões da aeronave Orion pode ser adiado por “problemas técnicos e financeiros”

© Nasa

Tech Espaço 14/04/17 POR Notícias Ao Minuto

Auditores da NASA recomendam que seja adiada a realização das duas primeiras missões da aeronave Orion por “problemas técnicos e financeiros”, que impedem o lançamento dela rumo à Lua em outubro ou novembro de 2018, diz o portal SpaceNews.

PUB

"Lançar Orion ao espaço o mais tardar em novembro de 2018 será uma tarefa difícil para a NASA do ponto de vista técnico. Duvidamos que os engenheiros da NASA consigam resolver todos os problemas técnicos e verificar o equipamento técnico, bem como os hardwares e softwares do programa para realizar o projeto antes da data prevista do primeiro voo da Orion no âmbito da missão EM-1", cita SpaceNews o relatório dos inspetores da NASA.

O veículo de lançamento reutilizável Orion está sendo desenvolvido nos EUA para servir como principal instrumento de transporte de astronautas ao espaço depois de o programa "Shuttle" ter sido suspendido em 2011. O objetivo-chave da futura Orion é levar os EUA mais uma vez à Lua e abrir as portas de Marte.

Os planos também visam construir o veículo de lançamento de carga pesada SLS, que deve transportar a nave espacial Orion em outubro ou novembro de 2018, que, de acordo com os planos preliminares da NASA, dará uma volta ao redor da Lua. Por enquanto, a NASA não chegou à conclusão se a viagem será ou não tripulada, mas, em fevereiro deste ano, os representantes da agência não excluíram tal oportunidade.

No entanto, a NASA, provavelmente, deverá adiar todos os planos, dado o relatório feito por Paul Martin, inspetor geral da NASA, de acordo com o qual a Orion não estará pronta para o voo até outono de 2018 por várias razões financeiras e técnicas.

De acordo com SpaceNews, a culpa não é da NASA, pois, em fevereiro deste ano, as instalações da agência em Louisiana, onde deveria ser montado o foguete SLS, foram gravemente danificadas pela tempestade. A reparação demorará uns 2 a 3 meses, adiando para o mesmo prazo a data do lançamento do SLS.

Outros problemas surgem da ideia de realizar voo tripulado para dar uma volta ao redor da Lua a bordo da Orion, sendo este o primeiro voo ao espaço da nave. Para que a ideia acima citada seja realizada são necessários estudos abrangentes e modificações do veículo. Precisamente, será necessário instalar um novo motor na Orion, que está ainda por ser desenvolvido e testado.

Além disso, a administração do inspetor geral recomendou à NASA começar a planejar detalhadamente a estratégia do voo a Marte, que está ainda em fase inicial. Tais planos, na opinião de Paul Martin e de seus colaboradores, são necessários para canalizar de modo apropriado os recursos financeiros da agência e evitar demoras e custos excessivos. (Sputnik)

Leia também: Pesquisadores revelam detalhes sobre o novo planeta do Sistema Solar

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 14 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 10 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 15 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 14 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 15 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

fama Saúde Há 8 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 13 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

economia Consumos Há 14 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 14 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 13 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)