Água alcalina traz benefícios, mas com moderação; entenda

Contudo, excesso de alcalinidade pode afetar o equilíbrio do corpo

© iStock

Lifestyle PH 23/04/17 POR Notícias Ao Minuto

Alguns médicos são adeptos e recomendam a água alcalina, aquela que possui um pH superior a 7. A alcalinidade representa a capacidade que um sistema aquoso de neutralizar ácidos fracos e, segundo especialistas, doenças não proliferam em ambientes ácidos.

PUB

Leia também: 10 formas de melhorar a saúde do fígado

A atual dieta e estilo de vida da maior parte dos seres humanos, com alimentos refinados e processados, pobres em nutrientes, excesso de sódio, hormônios sintéticos, pesticidas, muito estresse físico e emocional e falta de sono, contribui para uma superprodução de ácido no sangue, denominada de acidose, o que torna o corpo um ambiente ácido e propenso a doenças, revela o médico e fisioterapeuta Juliano Pimentel, autor do livro "Viva Melhor Sem Glúten". Ele ressalta, que não existe doença conhecida que possa sobreviver num estado alcalino, contudo, o exceso de alcalinidade também pode ser prejudicial.

Ainda de acordo com o especialista, para tornar o corpo um ambiente mais alcalino, é preciso consumir legumes e frutas orgânicas e beber água alcalina. A água alcalina possui mais minerais do que a água comum, como cálcio, potássio, sódio e magnésio, que trabalham para manter o corpo funcionando corretamente. O cálcio, por exemplo, atua no fortalecimento de ossos e na manutenção do sistema circulatório; o magnésio ajuda a converter os alimentos em energia e mantém os músculos, nervos, coração e rins funcionando; o sódio controla a pressão e influencia no movimento muscular; e o potássio ajuda a manter o relaxamento muscular, auxilia na digestão e eliminação de fluidos e ajuda nas funções cardíacas.

Como o corpo trabalha normalmente para manter o corpo mais alcalino do que ácido, a água alcalina pode ajudar neste processo. "Um estudo do Journal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva usou um suplemento para criar água alcalina com aumento no nível de pH. Após quatro semanas, o estudo concluiu que os participantes que consumiam a água alcalina mostraram, de fato, hidratação aumentada e melhor equilíbrio ácido-base no sangue em comparação com aqueles que tomavam água regular", afirma o médico.

Existem alimentos alcalinos que também podem ser adicionados à alimentação, como limão (ele é ácido ao natural mas se torna alcalino no estômago), vegetais de folhas verdes como couve e espinafre, aspargos, algas marinhas, melancia, brócolis, uva, aipo, cenoura, maçã e salsinha. Contudo, excesso de alcalinidade pode afetar o equilíbrio do corpo, por esta razão, é preciso sempre consultar um especialista antes de ingerir somente água alcalina. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 22 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Confusões Há 23 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 6 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 21 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 20 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 6 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 22 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 6 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD