Água alcalina traz benefícios, mas com moderação; entenda

Contudo, excesso de alcalinidade pode afetar o equilíbrio do corpo

© iStock

Lifestyle PH 23/04/17 POR Notícias Ao Minuto

Alguns médicos são adeptos e recomendam a água alcalina, aquela que possui um pH superior a 7. A alcalinidade representa a capacidade que um sistema aquoso de neutralizar ácidos fracos e, segundo especialistas, doenças não proliferam em ambientes ácidos.

PUB

Leia também: 10 formas de melhorar a saúde do fígado

A atual dieta e estilo de vida da maior parte dos seres humanos, com alimentos refinados e processados, pobres em nutrientes, excesso de sódio, hormônios sintéticos, pesticidas, muito estresse físico e emocional e falta de sono, contribui para uma superprodução de ácido no sangue, denominada de acidose, o que torna o corpo um ambiente ácido e propenso a doenças, revela o médico e fisioterapeuta Juliano Pimentel, autor do livro "Viva Melhor Sem Glúten". Ele ressalta, que não existe doença conhecida que possa sobreviver num estado alcalino, contudo, o exceso de alcalinidade também pode ser prejudicial.

Ainda de acordo com o especialista, para tornar o corpo um ambiente mais alcalino, é preciso consumir legumes e frutas orgânicas e beber água alcalina. A água alcalina possui mais minerais do que a água comum, como cálcio, potássio, sódio e magnésio, que trabalham para manter o corpo funcionando corretamente. O cálcio, por exemplo, atua no fortalecimento de ossos e na manutenção do sistema circulatório; o magnésio ajuda a converter os alimentos em energia e mantém os músculos, nervos, coração e rins funcionando; o sódio controla a pressão e influencia no movimento muscular; e o potássio ajuda a manter o relaxamento muscular, auxilia na digestão e eliminação de fluidos e ajuda nas funções cardíacas.

Como o corpo trabalha normalmente para manter o corpo mais alcalino do que ácido, a água alcalina pode ajudar neste processo. "Um estudo do Journal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva usou um suplemento para criar água alcalina com aumento no nível de pH. Após quatro semanas, o estudo concluiu que os participantes que consumiam a água alcalina mostraram, de fato, hidratação aumentada e melhor equilíbrio ácido-base no sangue em comparação com aqueles que tomavam água regular", afirma o médico.

Existem alimentos alcalinos que também podem ser adicionados à alimentação, como limão (ele é ácido ao natural mas se torna alcalino no estômago), vegetais de folhas verdes como couve e espinafre, aspargos, algas marinhas, melancia, brócolis, uva, aipo, cenoura, maçã e salsinha. Contudo, excesso de alcalinidade pode afetar o equilíbrio do corpo, por esta razão, é preciso sempre consultar um especialista antes de ingerir somente água alcalina. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Óbito Há 20 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 23 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

mundo Uganda Há 19 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Cantora Há 22 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

fama Hobbies Há 19 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

fama Luto Há 17 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 18 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais

fama Luto Há 12 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

fama Homenagem Há 15 Horas

Adriane Galisteu faz declaração a Senna em semana de homenagens

lifestyle Viagem Há 16 Horas

30 lugares que você deve visitar antes de morrer: Quantos você já foi?