© iStock
Emagrecer é difícil, mas mais difícil ainda é manter o peso. É muito comum que, após o processo da perda de quilos extras, as pessoas relaxem e comecem a readquirir o peso perdido. A manutenção dos números na balança é um processo constante e que nunca pode parar, por isso os especialistas recomendam que se faça uma reeducação alimentar e não dieta, evitando assim o temido efeito sanfona.
PUB
Leia também: Diabetes no Brasil cresceu 61,8% em 10 anos, aponta pesquisa
Segundo o médico Juliano Pimentel, autor do livro "Viva Melhor Sem Glúten", a mudança para uma alimentação mais saudável proporciona ainda padrões de pensamentos positivos, humor emocional e compreensão dos níveis de fome que afetam o apetite. Para garantir a manutenção do peso, o médico recomenda 8 dicas:
Não voltar a consumir alimentos processados, industrializados, ricos em sódio e guloseimas. Escolha gorduras saudáveis, como abacate, nozes e chocolate amargo.3. Consuma alimentos ricos em proteínas e com baixo teor de carboidratos (e exclua carboidratos refinados, como bolos, pães brancos e bolachas).
4. Não volte a consumir açúcar, substitua por stévia, tâmaras, açúcar de coco ou xylitol.
5. Não aumente o consumo de sal e opte por usar ervas aromáticas e temperos naturais.
6. Coma devagar.
7. Beba muita água.
8. Não tome refrigerante.