EUA deixaram o mundo à beira de uma guerra nuclear, diz embaixador

Para Kim In-ryong, Casa Branca está 'perturbando a paz e a estabilidade' do mundo com resposta 'injusta e desproporcional' a Kim Jong-un

© Reuters

Mundo Coreia do Norte 17/04/17 POR Notícias Ao Minuto

O representante da Coreia do Norte na Organização das Nações Unidas (ONU) acusou os Estados Unidos de terem criado uma situação perigosa na Ásia e que uma guerra nuclear pode ter início a qualquer momento.

PUB

Para o embaixador norte-coreano Kim In-ryong, a Casa Branca está “perturbando a paz e a estabilidade” de todo o mundo com a sua resposta “injusta e desproporcional” ao líder do país, Kim Jong-un.

Além disso, Ryong garantiu que o seu país conduzirá novos testes com armamentos nucleares “no momento oportuno”, fazendo referência ao recente lançamento fracassado de mísseis pelo país asiático.

Na opinião do embaixador, está "muito claro" que Washington está "empenhado" em entrar em guerra com a Coreia do Norte, o que pode acontecer "a qualquer momento", segundo Ryong.

Se os Estados Unidos optarem por ações militares, a Coreia do Norte está pronta para reagir a qualquer modo de guerra desejado pelos Estados Unidos".

As declarações do representante norte-coreano na ONU foram feitas durante uma conversa com jornalistas nesta segunda-feira (17).

A escalada das tensões na Península Coreana se intensificou devido aos últimos episódios envolvendo a gestão do presidente norte-americano Donald Trump, e também à persistência de Pyongyang em seguir em frente com o seu programa nuclear.

Na semana passada, o Pentágono determinou o deslocamento do porta-aviões USS Carl Vinson e o seu grupo de ataque – composto por um cruzador e dois destroieres armados com mísseis de cruzeiro Tomahawk, além de pelo menos um submarino nuclear – para a região da Península Coreana.

Tal movimento, somado aos exercícios conjuntos com as formas militares da Coreia do Sul, são tratados como uma "ação agressiva" pelo governo norte-coreano, no que pode desembocar em uma "guerra real".

Além disso, o vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence disse nesta segunda-feira, em visita a Seul, que a “paciência estratégica” com a Coreia do Norte acabou e que “todas as opções estão na mesa” para lidar com Pyongyang (Sputnik Brasil).

Leia também: Após ações militares, aprovação de Trump sobe para 50%

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Óbito Há 22 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

mundo Uganda Há 22 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Cantora 04/11/24

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

politica Justiça Há 4 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Hobbies Há 21 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

fama Luto Há 19 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 20 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais

fama Luto Há 14 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

fama Estados Unidos Há 6 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'