Pesquisa mostra Lula como favorito absoluto para presidente em 2018

Apesar da vitória em todos os cenários, 66% dos entrevistados disseram que Lula cometeu erros, mas fez 'muito mais coisas boas pelo povo e pelo Brasil'

© Reuters

Política CUT/Vox Populi 19/04/17 POR Notícias Ao Minuto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi apontado como favorito pela pesquisa CUT/Vox Populi para vencer as eleições presidenciais em todos os cenários de primeiro e segundo turnos, de acordo com  Estadão. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 10 de abril e divulgada nesta terça-feira (18) pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).

PUB

Em uma possível disputa de Lula com o senador Aécio Neves (MG), por exemplo, o petista aparece com 44% das intenções de voto, contra 9% do tucano. Em dezembro do ano passado, uma pesquisa apontou que Lula teria 37% dos votos, contra 13% de Aécio. Já o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) subiu de 7% para 11% na mesma comparação. Marina Silva se manteve com 10% e Ciro Gomes (PDT-CE) com 4%.

Se o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) entrasse na disputa, Lula venceria com 45% dos votos; contra 12% de Bolsonaro; 11% de Marina Silva; 6% de Alckmin; e 4% de Ciro Gomes. Em dezembro, Lula tinha 38%; Alckmin, 10%; Bolsonaro, 7%; Marina Silva, 12%; e Ciro Gomes, 5%.

Se o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), entrasse na disputa pelo PSDB, ele teria 5% das intenções de voto, a mesma quantidade de Ciro Gomes. O ex-presidente ficaria com 45%; Marina e Bolsonaro com 11%.

Nas simulações de um eventual segundo turno, Lula também venceria em todos os cenários, segundo a pesquisa. Contra Doria, o petista venceria por 53% a 16%. Contra Alckmin, o petista tem 51% da intenção de votos e o tucano tem 17%. Se o candidato fosse Aécio, o ex-presidente levaria 50% dos votos válidos e o senador teria 17%. Já se a oponente fosse Marina, Lula venceria as eleições por 49% a 19%.

Em um voto espontâneo, quando os entrevistados falam em quem votariam sem que sejam citados nomes, Lula tem 36% das intenções de voto; Doria aparece com 6%; Aécio, 3%; Marina, 2%; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Alckmin têm 1%.

Apesar da vitória em todos os cenários, 66% dos entrevistados disseram que Lula cometeu erros, mas fez "muito mais coisas boas pelo povo e pelo Brasil".

58% acham que a vida melhorou com o governo dos petistas Lula e Dilma Rousseff; outros 13% disseram que piorou; e 28% responderam que nem melhorou, nem piorou.

A pesquisa CUT/Vox Populi ouviu 2.000 pessoas em 118 municípios de todos os Estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2%.

Leia também: Ex-marketeira do PT confirma caixa 2 em campanhas do partido

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 16 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 11 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 16 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 16 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 9 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 15 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 16 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 16 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 16 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 15 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)