© KCNA KCNA / Reuters
A Coreia do Norte mostrou um vídeo com a simulação de um ataque de míssil contra os EUA, informa a agência sul-coreana Yonhap.
PUB
No vídeo, exibido em homenagem do 105º aniversário de Kim Il-sung, avô do atual líder do país, foi mostrado um novo míssil e o seu lançamento. O míssil atravessa o oceano e atinge uma cidade norte-americana. O vídeo acaba com uma imagem da bandeira norte-americana e um cemitério no segundo plano.
A agência supõe que que se trate do míssil balístico intercontinental exibido durante o recente desfile militar.
Além disso, no concerto festivo foram interpretadas canções que glorificam os lançamentos de mísseis e a subdivisão Taepodong das forças estratégicas do exército norte-coreano. Em particular, uma canção diz: "O míssil Taepodong parece um relâmpago e está pronto para desafiar o imperialismo".
O desfile militar e a demonstração do vídeo ocorreram no quadro de uma escalação sem precedentes na península Coreana. Especialistas concordam que até 25 de abril, aniversário do Exército Popular da Coreia, o país pode testar a 6ª bomba nuclear ou um novo míssil. Os EUA dizem que estão dispostos a agir contra a Coreia do Norte com todos os meios de que dispõem e "estabelecer a paz por meio da força". (Sputnik)
Leia também: Guerra termonuclear pode começar a qualquer hora, diz Coreia do Norte