© iStock
O médico da SOCESP Dr. Rogério Krakauer explica que, nos períodos de folgas prolongadas e datas festivas, o consumo de álcool tende a aumentar, podendo desencadear a síndrome cardíaca de feriado (Holiday Hearth Syndrome)”.
PUB
Leia também: 5 sucos para combater os excessos da Páscoa
A média de consumo de álcool do brasileiro é superior à mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, nos últimos dez anos, segundo o Ministério da Saúde, o consumo abusivo de álcool cresceu 19,1%. “Esse hábito pode ser danoso à saúde do coração e está relacionado ao desenvolvimento de hipertensão, alteração no ritmo cardíaco e aumento de peso”, ressalta o médico.
Para quem já teve problemas no coração e quer sair da rotina nos feirados de Tiradentes (21/04) e Dia do Trabalho (1/05), o ideal é consultar o médico cardiologista. “Pessoas com doença coronariana podem aproveitar esse período de relaxamento. No entanto, devem realizar exames clínicos para verificar a saúde do coração e os seus limites, manter todas as medicações, exercícios e não sair muito da dieta”, explica Dr. Krakauer.
Portanto, o especialista aconselha que, mesmo quem tem uma saúde de ferro, quanto quem sofreu com problemas cardíacos, deve ter atenção ao perceber algum sintoma anormal. Por exemplo, falta de ar, dor no peito, tonteiras e palpitações.
Cuidados para evitar ressaca
Para evitar doenças e a famosa “ressaca”, é importante que o individuo tome alguns cuidados com a saúde. Segundo Marcia Gowdak, nutricionista e diretora científica do Departamento de Nutrição SOCESP, é necessário hidratar-se bem durante as atividades no período de relaxamento. “Durante os feriados, as pessoas fazem churrascos, frequentam bares e acabam consumindo alimentos calóricos e bebidas em excesso, que podem desencadear efeitos colaterais”, salienta a nutricionista.
A especialista reforça que os sucos e bebidas não devem substituir as refeições, mas as pessoas não podem deixar de se hidratar. A falta de cuidados com a hidratação do corpo pode provocar problemas sérios ao coração. “A desidratação pode sobrecarregar o sistema cardiovascular, que começa a sofrer com o aumento do número de batimentos cardíacos e, consequentemente, eleva a pressão arterial”, destaca Marcia.
A nutricionista recomenda que para desfrutar do happy hour no feriado sem colocar a saúde em risco, é fundamental prestar atenção na hidratação corporal, consumir alimentos saudáveis e não abusar das bebidas alcoólicas.