© Wikipedia
Autoridades do Brasil e do mundo estão em estado de alerta sobre o jogo virtual 'Baleia Azul', que incita crianças e adolescentes a cometerem suicídio. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, aprovou nesta quarta (19) o pedido do deputado Sandro Alex (PSD-PR) para a convocação de uma audiência pública sobre o tema.
PUB
"Eu estou acompanhando esse assunto. Há alguns dias vêm acontecendo fatos relevantes relacionados a ele. Mas nas últimas 24 horas isso piorou de forma assustadora. Já recebi informação de que foram registrados oito casos em Curitiba (PR) e o prefeito [Rafael Greca] convocou a Segurança Pública para fazer uma força-tarefa. Também temos notícias de registros em outros estados e soube que há no YouTube 25 mil vídeos com mutilação de crianças e adolescentes. Então eu pensei: 'precisamos trazer isso para o debate", disse Sandro Alex em entrevista ao Correio Braziliense.
O desafio da Baleia Azul deverá ser analisado pelas comissões de saúde e educação da Câmara, mas Sandro Alex acredita que o debate deve ser ampliado ao âmbito das telecomunicações.
"Eu comecei a pensar como esse jogo chega às crianças. Descobri que elas recebem convites via Facebook Messenger e WhatsApp e quando clicam, ficam reféns de quem está por trás disso, e começa a receber ameaças. E o que essas empresas estão fazendo? Elas têm controle sobre isso? Estão denunciando?", questionou.
Leia também: Alerta aos pais: desafio suicida 'Baleia Azul' chega ao Brasil