'Brasil está saindo bem na foto', avalia Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira, 26, que o Brasil "está saindo bem na foto" e tem tido crescimento um pouco melhor que parte dos países. "Estamos em trajetória de recuperação de crescimento", afirmou. Ao lado do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, o ministro Mantega disse que a indústria sofreu impacto do contexto ruim da economia mundial neste ano.

© Reuters

Economia Ministério da Fazenda 26/11/13 POR Agencia Estado

"O contexto internacional foi ruim em 2013. Falo 'foi' porque quase já passou. Falta um mês pra terminar o ano e o comercio internacional não nos ajudou, principalmente a indústria, que depende muito desse comercio", disse. O ministro acrescentou que a indústria terá crescimento neste ano.

PUB

Mantega afirmou, ainda, que o Brasil tem projetos atraentes para apresentar aos investidores. "O investimento está sendo bom, vai crescer 5% ou 6% em relação a ano anterior, e será dinamizado pelas concessões que estão se realizando", disse. Ele acrescentou que é muito importante a viabilização dessas concessões e classificou de "importante" a demanda pela BR-163. "Os investidores estão vindo e continuarão vindo para viabilizar o programa de concessões", disse.

O ministro disse que, dentro do programa das concessões, ainda haverá "duas ou três estradas" e a 12ª rodada de gás neste ano. "O Brasil tem gás de xisto e poderá promover investimento", afirmou. As concessões que não forem feitas neste ano, segundo Mantega, terão continuidade no ano que vem. "De forma que até o fim de 2014 todas as concessões já estejam produzindo investimento no pais"

"O investimento será o principal polo de atração do investidor e de crescimento da economia", disse. "Poderemos fechar o ano com desempenho razoável, com cenário mudando para melhor", concluiu. Mais cedo, Mantega participou de reunião de diretoria da CNI, que foi fechada à imprensa.

Reajuste da gasolina

Questionado se haverá reajuste da gasolina neste ano, o ministro ponderou que isso depende da decisão da diretoria da Petrobrás. Sobre a fórmula para o ajuste do preço dos combustíveis, Mantega disse que a metodologia não pode ser inflacionária e nem indexar a economia.

"Tem que compatibilizar interesses da Petrobras com esses problemas", disse. Ele afirmou que está sendo amadurecida uma modalidade para "eventual reajuste do combustível. Estamos discutindo com diretoria e conselho até amadurecermos uma fórmula considerada satisfatória", disse. Mantega voltou a dizer que essa decisão não pode ser feita de improviso e exige cautela.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Tiü França Há 12 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

politica Brasil Há 14 Horas

Suspeito de explosões tentou invadir STF antes de morrer; veja as imagens

mundo Casamento Há 14 Horas

Casal prepara casamento dos sonhos, mas convidados não aparecem; veja

fama Luciano Camargo Há 13 Horas

Luciano fala sobre suposto afastamento de Zezé: "Meu tempo é caro"

fama Gisele Bündchen Há 13 Horas

Gisele Bündchen exibe pela primeira vez barriguinha de grávida em evento

fama Silvio Santos Há 11 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro Há 12 Horas

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

esporte Flamengo Há 12 Horas

Filipe Luís: 'Gabigol não será mais relacionado para jogos do Flamengo até segunda ordem'

lifestyle Doenças oncológicas Há 12 Horas

Câncer colorretal: sintomas iniciais e importância do diagnóstico precoce

fama Liam Payne Há 6 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer