© iStock
O abacate é uma fonte de gordura, é um fato, mas é uma gordura boa, que faz bem à saúde por ser fundamental para o bom funcionamento do organismo e do sistema imunológico.
PUB
+ Goiaba: a fruta que deve ser incluída na alimentação diária
O consumo de abacate está associado a uma maior capacidade em manter um peso saudável e, além disso, é um reforço bastante satisfatório dos níveis de vitamina B5, B6, C e K, possui ácidos gordos ômega 3 e ainda carotenóides e minerais. O abacate é mesmo um dos melhores promotores de saúde e longevidade.
Diz uma recente revisão científica, citada pelo site ScienceDaily, que o consumo desta fruta ajuda a combater a síndrome metabólica, que é nada mais do que um um conjunto de fatores de risco que predispõem para uma morte prematura.
Na prática, concluiu o estudo, o abacate ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, o colesterol, a tensão arterial e ainda o índice de massa corporal (IMC), fatores que, em conjunto ou separado, melhoram de forma significata a saúde e a qualidade de vida. Mas, como se não bastasse, a mesma revisão científica concluiu ainda que o consumo de abacate ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Diz a investigação que a casca, a semente, a polpa e as folhas do abacate têm efeitos diferentes na síndrome metabólica.