Produção de tilápia cresce 80% em dez anos no Brasil

Modernização e produção intensiva contribuíram para o resultado

© Arquivo/Agência Brasil

Economia tanques-rede 25/04/17 POR Notícias Ao Minuto

A produção do peixe mais cultivado no Brasil, a tilápia (Oreochromis niloticus), teve aumento de 80% entre 2005 e 2015. O crescimento é resultado da modernização e a intensificação da produção tanto em tanques-rede em reservatórios quanto em viveiros escavados.

PUB

Os dados são resultado do projeto “Impactos socioeconômicos da tilapicultura no Brasil”, executado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (TO) e parceiros. São sete grandes polos de produção da espécie: Orós e Castanhão, no Ceará; Submédio e Baixo São Francisco, na divisa dos estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas; Ilha Solteira, na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul, regiões Norte e Oeste do Paraná e Baixo Vale do Itajaí, em Santa Catarina. As informações são do Portal Brasil.

Clima favorável, rusticidade da espécie, alta demanda e o bom resultado em cultivos intensivos são fatores que contribuíram para alavancar a produção da tilápia no País.

A regulamentação do uso das águas públicas para cultivos intensivos de peixes em tanques-rede também impulsionou o cultivo, sendo a espécie responsável por 90% das solicitações de áreas aquícolas no País. 

O estudo também detectou o aumento da tecnificação da produção e do profissionalismo de produtores em muitos polos, o que contribuiu para incremento substancial na produtividade. “O uso de equipamentos, associado a práticas de manejo com controle dos parâmetros de cultivo, permitiu o adensamento da produção em viveiros escavados. Com isso, houve aumento da produtividade”, conta Renata Barroso, médica da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO). 

De acordo com a especialista, a produtividade maior se deve ao fato de os piscicultores compreenderem que, para serem competitivos e se manterem na atividade, é necessário ter controle do negócio, usar mecanismos de registros de custos, ter maior cuidado com o manejo e a qualidade das águas de cultivo.

A rentabilidade da tilapicultura, que pode variar de 10% a 20%, tem levado ao maior investimento em equipamentos que melhoram a qualidade da água e automatizam o cultivo, assim como em rações premium. Nos polos mais tecnificados, os cientistas observaram o uso de aeradores, ventiladores que aumentam a quantidade de oxigênio na água, permitindo a criação de mais animais no mesmo espaço, alimentadores automáticos, classificadores e contadores.

Leia também: Em tempos de restrição, governo libera R$ 10 bilhões para prefeituras

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 1 Hora

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 1 Hora

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 1 Hora

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 20 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 20 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 21 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 18 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Fantasias Há 22 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 22 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

brasil Brasil Há 23 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo