12 razões para aplicar o Mindfulness e ter uma vida saudável

A meditação pode ser responsável por uma melhora na qualidade de vida e redução do estresse

© iStock

Lifestyle SAÚDE MENTAL 01/05/17 POR Notícias Ao Minuto

O estilo de meditação clássica budista Mindfulness tem ganhado cada vez mais espaço por exercitar a atenção plena. Os benefícios da meditação antiestresse já são bem conhecidos e estudados há mais de dez anos. Afinal, a técnica de atenção plena e meditativa focada na respiração, diminui os níveis de cortisol (hormônio do estresse), sendo importante aliada para pacientes com hipertensão arterial, distúrbios do sono, dores e doenças crônicas.

PUB

Leia também: Como ter um casamento feliz e saudável quando as opiniões divergem

Para estimular a prática da meditação guiada, aplicativos como o Medita!, assinado pela especialista Mirna Grzich, são versáteis e permitem que os ouvintes pratiquem o Mindfulness em casa, no carro, no parque, no escritório. “O Medita! tem a dimensão de ‘conhecer a meditação’ que outros da categoria não têm. Apresenta tradições, orações, mantras e conteúdo próprio do legado da meditação, e em formato de meditação, que é mais interessante”, diz Mirna. O Medita! se encontra disponível para Android e iOS.

Confira 12 razões para uma vida saudável com Mindfulness:

1 - Há cada vez mais métodos e escolas aparecendo, cursos, workshops, retiros. Mestres como Lama Padme Santem (Centro de Estudos Budistas Bodisatva), Sri Prem Baba (Awaken Love), Sri Sri Ravi Shankar (Arte de Viver) e Meditação Transcendental ajudam a expandir. O método é poderoso e parte importante dessas escolas espirituais de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

2- Pesquisas científicas demonstram que a ciência e as universidades estão cada vez mais interessadas na prática e seus benefícios. Há estudos em Harvard e iniciativas em hospitais como Albert Einstein que mostram esse interesse e uso médico.

3 - A Universidade de Buckingham, na Inglaterra, introduziu em suas atividades, por exemplo, sessões de técnicas que promovem a consciência plena para estudantes e professores a fim de combater a procrastinação e estimulá-los a concluir suas tarefas. 

4 - Pode ajudar pessoas com artrite – um estudo do jornal Annals of Rheumatic Disease mostra que a meditação da mente plena diminui o estresse e a fadiga das pessoas com artrite reumatoide.

5 - Pesquisadores da Universidade do Oregon/EUA descobriram que o treino de técnicas de meditação integrando corpo e mente pode resultar em mudanças nas sinapses do cérebro, protegendo contra doenças mentais. A prática da meditação altera a densidade do corpo caloso e a proteção da mielina, na região singular do cérebro.

6 - A meditação nos torna mais focados e zen, porque com sua prática alcançamos um melhor controle do processo da dor e das emoções, especificamente através do controle dos ritmos alpha do córtex, que determinam a maneira e em que sentidos nossas mentes colocarão a atenção, de acordo com estudo no jornal Frontiers in Human Neuroscience.

7 - Pesquisa do Jefferson-Myrna Brind Center of Integrative Medicine/EUA mostra que a meditação da mente plena reduz os sintomas de estresse de mulheres com câncer no seio. Não somente isso, mas testes com meditação e imaginação mostram que ocorrem mudanças positivas no cérebro relacionadas ao estresse, emoções e satisfação.

8 - Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles/EUA, descobriram que a meditação da mente plena ajuda a diminuir a sensação de solidão dos idosos que vivem sozinhos, dinamizando o sistema imunológico e diminuindo a expressão dos genes responsáveis por processos inflamatórios.

9 - A meditação diminui o efeito deletério dos resfriados e gripes, segundo pesquisa da Wiscosin School of Medicine and Health/EUA. Pessoas que praticam meditação perdem menos dias em processos de infecções respiratórias, com menos sintomas e duração diminuída.

10 - A meditação diminui a possibilidade de depressão em mulheres grávidas, segundo pesquisa da Dra. Maria Muzik, professora assistente de psiquiatria da Universidade de Michigan/EUA. A meditação da mente plena e yoga fazem a mulher grávida se sentir empoderada e positiva em relação a sua gravidez.

11 - O ato de meditar diminui a possibilidade de depressão entre adolescentes. Estudo da Universidade de Leuven/Bélgica mostra que a meditação da mente plena faz com que os jovens experimentem menos estresse, ansiedade e depressão.

12 - O treino em meditação é considerado excelente como estratégia para ajudar pessoas em processo de perda de peso, segundo pesquisa conduzida por psicólogos para o Consumer Reports and the American Psychological Association.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe 04/11/24

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA