Justiça dos EUA suspende decreto de Trump contra 'cidades-santuário'

Decreto do presidente norte-americano promove 'incertezas orçamentárias' e ameaça recursos destinados a serviços essenciais, dizem responsáveis por locais afetados

© Yuri Gripas / Reuters

Mundo anti-imigrantes 26/04/17 POR Folhapress

Um juiz federal de San Francisco, nos EUA, ordenou na terça-feira (25) o bloqueio temporário de um decreto assinado em janeiro pelo presidente Donald Trump que pretendia cortar verbas de "cidades-santuário", cujas autoridades se recusam a colaborar com as políticas anti-imigração do governo federal.

PUB

A decisão do juiz William Orrick tem alcance nacional e foi tomada após San Francisco e o condado californiano de Santa Clara, que são "cidades-santuário", apresentarem recurso argumentando que o decreto de Trump promove "incertezas orçamentárias" e ameaça recursos destinados a serviços essenciais.

A decisão judicial desta terça (26), que deverá ser analisada novamente em tribunal, representa uma nova derrota do governo Trump. Antes disso, a Justiça já havia derrubado duas versões de um decreto que impedia temporariamente a entrada nos EUA de refugiados e de cidadãos de alguns países de maioria muçulmana.

"Primeiro, o 9º Circuito decide contra o veto [à imigração], e agora ataca novamente sobre [o decreto contra] as cidades-santuário -ambas decisões ridículas. Vejo vocês na Suprema Corte!", disparou Trump no Twitter após a publicação da liminar. O 9º Circuito judicial é onde está localizada a corte federal de recursos de San Francisco.

Em nota, a Casa Branca disse que a decisão de Orrick "extrapola" as funções da Justiça. "Um juiz não eleito reescreveu de maneira unilateral a política imigratória da nossa nação (...), presenteando membros de gangues e cartéis."

Desde a chegada de Trump à Casa Branca, as autoridades americanas intensificaram a repressão contra imigrantes não documentados, acusando-os de aumentar a criminalidade e prejudicar a economia dos EUA.

As "cidades-santuário", em geral governadas pela oposição democrata, oferecem proteção aos imigrantes não documentados. Estima-se que 300 jurisdições -incluindo cidades, condados e Estados- nos EUA se recusem a colaborar com as políticas anti-imigração de Trump. Com informações da Folhapress.

Leia também: Após longas férias, Obama volta à cena pública nos EUA

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama O-KANNALHA Há 21 Horas

Quem é O Kannalha, músico de 27 anos que se envolveu com Preta Gil

lifestyle Signos Há 21 Horas

Vem aí uma fase de muito estresse para três signos a partir desta quinta

mundo Reino Unido Há 18 Horas

Homem se esfaqueia fatalmente ao tentar separar hambúrgueres congelados

lifestyle Alimentação Há 22 Horas

Conheça a fruta que faz milagres pelo seu intestino

fama Celebridades Há 18 Horas

As estrelas de Hollywood mais bonitas da história!

fama Rock in Rio Há 13 Horas

Mariah Carey esbanja simpatia em encontro com fãs em SP: "Maravilhosa"

fama Diddy Há 23 Horas

Justiça nega fiança a 'Diddy'. "Representa risco para as vítimas e fuga"

fama Nicole Kidman Há 19 Horas

Nicole Kidman era "zoada" por ser alta e odiava o corpo na adolescência

fama Música Há 17 Horas

Rita Lee deixou música inédita para Maria Bethânia, diz Roberto de Carvalho

fama RAFA-VITTI Há 22 Horas

Rafa Vitti estrela filme com vira-lata caramelo