Centrais sindicais mantêm comemorações no 1º de maio

Em São Paulo, principais concentrações serão na região da Av. Paulista e na zona norte

© Roberto Parizotti/ CUT

Brasil Dia do Trabalho 29/04/17 POR Estadao Conteudo

No embalo da greve geral contra reformas do governo federal na sexta-feira, 28, centrais sindicais reforçam as comemorações para segunda-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador. Em São Paulo, principais concentrações serão na região da Av. Paulista e na zona norte, no Sambódromo do Anhembi e redondezas. Estão previstos atos políticos, shows de rappers, bandas sertanejas e sorteios de carros.

PUB

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) decidiu manter a comemoração do Dia do Trabalhador apesar do impedimento feito pela subprefeitura da Sé. A Central afirma que o evento acontecerá na Av. Paulista e que seguirá os procedimentos de segurança, já acordados com a Polícia Militar e a CET antes mesmo de ser impedido pela subprefeitura.

A concentração começará a partir das 12h, e um ato político em que Lula é esperado está agendado para 15h, mas o ex-presidente ainda não confirmou presença. Por ser uma comemoração tradicional e uma data de valorização dos direitos trabalhistas, a CUT afirma que neste ano o evento é uma continuação dos protestos contra as reformas trabalhista e da Previdência, que motivaram a greve geral da sexta-feira, 28.

O evento está sendo organizado pela CUT em parceria com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros (CTB), Intersindical, Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo. Haverá shows dos rappers Emicida e Mc Guimê e a sambista Leci Brandão. O prefeito de São Paulo, João Doria, afirmou que a região da Paulista não comporta eventos como este da CUT, que prevê multidão e shows com palco. Segundo ele, de acordo com o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado em 2007 pelo governo municipal, seriam abertas exceções apenas para o Revellión, Parada Gay e Marcha para Jesus.

Força Sindical

Sob o lema "Direitos, Empregos e Aposentadoria Digna", a Força Sindical está organizando um evento na Praça Campo de Bagatelle, zona norte de São Paulo. O Secretário Geral da Força, João Carlos Gonçalves, o Juruna, afirma que são esperadas mais de 500 mil pessoas para a comemoração do Dia do Trabalhador, que "já ocorre há 20 anos", reforçou. O evento está marcado para às 7h da segunda-feira, 1º, e deve seguir até às 15h.

Haverá sorteios de 19 automóveis H20, da marca coreana Hyundai. Segundo a Força, os automóveis foram doados pelos fabricantes. Na programação estão previstos os shows das bandas sertanejas Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraísa, Bruno & Marrone, Michel Teló, Zezé Di Camargo & Luciano, Fernando & Sorocaba, Eduardo Costa, entre outros.

CSB

A Central dos Sindicatos Brasileiros organiza uma comemoração do Dia do Trabalhador no Sambódromo do Anhembi, também na zona norte da capital paulista. A princípio o evento seria no Memorial da América Latina, zona oeste, mas foi transferido após o impedimento administrativo do local.

Sindicatos de outras cidades do estado trarão trabalhadores para o evento, que tem início marcado para às 10h e deve durar o dia todo. Na programação há atos políticos e nos palcos também haverá shows das duplas Bruno & Marrone, João Bosco & Vinícius, Simone & Simaria, Thame & Thiago, Zé Neto & Cristiano, Gustavo Mioto, Higor Rocha, Hugo & Tiago, Paula Mattos, Jads & Jadson e Felipe Araújo.

UGT

Haverá a tradicional missa em homenagem ao trabalhador na Catedral da Sé às 9h, no feriado de segunda-feira. A União Geral do Trabalhadores informa que estará representada na cerimônia pelo secretário Geral, Canindé Pegado. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Peru Há 8 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 8 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

politica Tensão Há 8 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

fama Televisão Há 6 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

fama Luto Há 5 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

lifestyle Alívio Há 8 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 8 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Fake news 03/11/24

Eles foram dados como mortos, mas estavam (e estão) vivinhos da Silva!

fama Rejeitados Há 16 Horas

Rejeitados! Famosos que levaram foras de outros famosos

fama Berço de ouro Há 20 Horas

Ricos: Eles já eram cheios da grana antes da fama