© iStock
A gordura na barriga é uma das que mais incomoda quem quer perder peso e medidas. Além do incômodo para encontrar roupas, a gordura na barriga, também denominada gordura visceral, é perigosa pois se armazena ao redor dos órgãos e pode contribuir para doenças cardiovasculares, demência, câncer, diabetes, acidente vascular encefálico, depressão, artrite, disfunção sexual e distúrbios do sono, afirma o médico Juliano Pimentel, autor do livro "Viva Melhor Sem Glúten". Mas engana-se quem acha que apenas indivíduos obesos possuem gordura visceral: qualquer pessoa pode armazenar este tipo de tecido adiposo.
PUB
Leia também: 5 alimentos que dão energia, além do café
O especialista listou cinco maneiras de perder gordura na barriga. Confira e comece a praticá-la já:
1. Reduza o açúcar os carboidratos refinados.
2. Priorize vegetais, gorduras e proteínas na alimentação, inclua óleo de coco, azeite, peixe e nozes, que ajudam a equilibrar a insulina e as bactérias intestinais, hormônios e controlar o peso e evite alimentos industrializados.
3. Pratique atividade física regularmente, pois o exercício ajuda a equilibrar a insulina e torna as células mais preparadas para a glicose. 4. Reduza o estresse, pois ele desencadeia a produção de cortisol e interfere no apetite, metabolismo e sono.
5. Durma bem, pelo menos entre sete e oito horas por dia, para regular a produção de hormônio e controlar o peso.