© pixabay
As empresas Check Point e Malwarebytes especializadas em segurança digital divulgaram análises sobre o "Dok", o novo vírus que ataca sistemas do macOS, ou seja, de computadores da Apple. A praga está sendo espalhada via e-mail.
PUB
De acordo com o G1, o nome 'Dok' é derivado de 'Dokument', o arquivo que é enviado por email. O estudo aponta que o principal alvo do malware são internautas localizados na Europa.
O arquivo é, na verdade, um programa de macOS. Após ser aberto, uma janela de erro falsa aparece na tela, informando que não é possível executar o 'Dokument'.
Como o vírus tem duas versões, duas consequencias podem ocorrer. Em uma delas, o computador trava totalmente e obriga usuários a instalarem uma atualização de segurança falsa. Se a senha do administrador for fornecida nesta janela, o vírus consegue modificar determinadas configurações do sistema. Deste modo, permite que o tráfego web seja interceptado, o que pode acarretar no roubo de senhas.
Na segunda versão da praga, a janela não aparece. Em vez disso, um vírus chamado 'Bella' - projetado para roubar dados como senhas e mensagens do iMessage - é executado.
Embora exista a concepção de que a Apple é a prova de vírus, a realidade é que os sistemas não estão imunes a pragas digitais. Ainda de acordo com a reportagem, isto significa que mesmo usuários que usam o Gatekeeper podem correr riscos com o 'Dok'.
Leia também: Aplicativo identifica os piores vilões da sua franquia 3G