Atividade econômica deve cair no 2º trimestre, diz Meirelles

"É uma acomodação normal, e volta no segundo semestre", afirmou o ministro da Fazenda

© Ueslei Marcelino / Reuters

Economia Ruim 03/05/17 POR Folhapress

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (3), após evento na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que a atividade econômica deve cair no segundo trimestre deste ano, o que tradicionalmente acontece, e que voltará a se recuperar na segunda metade do ano.

PUB

+ Governo avalia que votação da Previdência pode ficar para quinta

"O crescimento, que já teve um ritmo de 3% [no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre de 2016], cai no segundo trimestre, é uma acomodação normal, e volta no segundo semestre", afirmou.

Meirelles disse ainda que a mudança de metodologia do IBGE feita no mês passado, que aumentou o crescimento de comércio e serviços em relação aos dados anteriores, pode levar a equipe econômica a revisar para cima a alta do PIB prevista para este ano, de 0,5%.

"O Brasil já está crescendo a um ritmo de 3% no primeiro trimestre [na comparação com o quarto trimestre de 2016]. Deve cair um pouco no segundo trimestre, e volta a se recuperar no segundo semestre", afirmou.

Se na comparação com o quarto trimestre do ano passado a avaliação é que o primeiro trimestre terá alta de 3%, em relação ao período de janeiro a março de 2016 a alta é de 0,7%, segundo Meirelles.

"Hoje, usando uma linguagem clássica de Banco Central, há um viés de alta [na projeção oficial de 0,5% do PIB em 2017]. Se houver evidências concretas que será maior, vamos divulgar. Tem as mudanças metodológicas do IBGE que estamos analisando, e caso haja necessidade vamos mudar".

PREVIDÊNCIA

O ministro declarou que, até a noite desta terça-feira (2), os cálculos do impacto que as mudanças feitas no relatório da reforma da Previdência se mantinham os mesmos -uma economia 24% menor do que o proposto originalmente.

"É uma democracia, é normal que haja negociação com o Congresso. Acredito que estamos indo muito bem", disse o ministro.

Meirelles disse que a expectativa é que a reforma seja votada em plenário neste mês. "Quanto mais cedo melhor, por questão de expectativa da sociedade, em especial para a recuperação da economia. No entanto, não será uma, duas, três semanas que fará uma diferença fundamental em uma reforma que durará por décadas". Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 10 Horas

O que explica o aumento do câncer em pessoas cada vez mais jovens?

politica BRAGA-NETTO Há 9 Horas

Prisão de Braga Netto muda algo para Bolsonaro? Entenda

mundo EUA Há 8 Horas

"Inconveniente e muito caro". Trump quer acabar com fuso horário de verão

mundo Inteligência Artificial Há 2 Horas

Jovem que denunciou ChatGPT é encontrado morto em casa

mundo EgyptAir Há 10 Horas

Homem pede 'selfie' com sequestrador de seu voo e foto vira meme

fama Crushes famosos Há 5 Horas

Nem tudo é glamour: Famosos rejeitados por outros famosos

fama Britney Spears Há 4 Horas

Britney Spears posta vídeo dirigindo seu novo carro "barato"

fama Celebridades Há 6 Horas

Famosos que já foram professores: e o que eles ensinavam?

justica Golpe Há 9 Horas

'Gosto muito dessa vida cara', postou foragida da Justiça

fama Celebridades Há 21 Horas

Países que são obcecados por esses famosos – e o Brasil tem o seu queridinho!