Ross Brawn deixa o comando da Mercedes na Fórmula 1

Um dos dirigentes de maior sucesso na história da Fórmula 1, Ross Brawn anunciou nesta quinta-feira que está deixando o cargo de chefe da Mercedes, após semanas de conversas com a equipe. A partir do próximo ano, ele não fará mais parte do corpo diretivo, deixando o comando para os atuais diretores executivos Toto Wolff e Paddy Lowe.

© Reuters

Esporte Dirigentes 28/11/13 POR Agencia Estado

"A consideração mais importante em minha decisão de deixar o papel de chefe foi garantir que o momento é ideal para a equipe, tendo em vista garantir o sucesso futuro", explicou. "O processo de planejamento que implantamos esse ano significa que estamos prontos para conduzir a transição das minhas responsabilidades atuais para uma nova liderança, composta por Toto e Paddy."

PUB

Ross Brawn fez questão de exaltar o desempenho da Mercedes em 2013, ano em que ficou com o vice-campeonato do Mundial de Construtores, atrás apenas da quase imbatível Red Bull. O dirigente avaliou ainda que as mudanças no regulamento para a próxima temporada fazem com que o momento seja perfeito para uma troca de comando.

"O ano de 2014 vai marcar o início de uma nova era no esporte. Nós, então, sentimos que esse era o momento certo para simultaneamente começar uma nova era na administração da equipe, para garantir que a organização estará na posição para competir o mais fortemente possível nos anos que virão", disse.

Brawn esteve à frente da Benneton quando Michael Schumacher conquistou seus dois primeiros título na Fórmula 1, em 1994 e 1995. Ele foi com o alemão para a Ferrari e juntos os dois protagonizaram uma das parcerias mais vencedoras da categoria. Em 2008 assumiu a Honda e, no ano seguinte, montou a Brawn, que alcançou sucesso meteórico com o título de Jenson Button em 2009. Em 2010, vendeu o time para a Mercedes, tornando-se chefe.

"Podemos ficar orgulhosos não só pelos resultados alcançados na pista, mas também pela organização criada em Brackley (onde fica a fábrica da Mercedes). Em muitas vezes nos últimos seis anos, a equipe me deu alguns dos momentos mais memoráveis da minha carreira. Nosso segundo lugar no Mundial de Construtores esse ano é um importante passo no caminho para o sucesso", comentou.

O dirigente ainda não falou sobre seu futuro na Fórmula 1, mas especula-se que ele estaria de malas prontas para a Williams, que terá Felipe Massa em 2014. Por enquanto, Brawn preferiu apenas desejar sucesso à Mercedes. "Estou confiante de que o futuro trará sucesso à equipe me fará bastante orgulhoso por ter feito minha parte para essas conquistas."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 2 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 2 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 2 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 21 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 21 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 22 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 19 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 23 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

fama Fantasias Há 23 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

lifestyle Hipertensão Há 23 Horas

Cardiologista indica nove hábitos que previnem 'inimigo silencioso'