Fluxo nos shoppings tem maior alta em 2 anos, revela Ibope

"O consumidor já está com um pé dentro do shopping e a bandeira é verde para as compras", afirma Márcia Sola, diretora executiva do Ibope Inteligência

© Pixabay

Economia Atividades 11/05/17 POR Estadao Conteudo

O fluxo de pessoas circulando nos shoppings espalhados pelo País surpreendeu em abril: cresceu 3,4% em comparação com o mesmo mês de 2016 e registrou o maior aumento dos últimos dois anos, aponta o índice que mede a atividade comercial em shoppings, apurado pelo Ibope Inteligência e a Mais Fluxo, que monitora 123 shoppings.

PUB

"O consumidor já está com um pé dentro do shopping e a bandeira é verde para as compras", afirma Márcia Sola, diretora executiva do Ibope Inteligência. Ela acredita que o maior fluxo de pessoas em abril dentro dos shoppings é um indicador de que o Dia das Mães deste ano pode voltar ao azul, depois do tombo nas vendas de 2016. O Dia das Mães é a segunda melhor data do varejo, depois do Natal.

Para Márcia, o desempenho de abril no fluxo dos shoppings superou as expectativas. Em março, o resultado do indicador já havia sido ligeiramente positivo em 0,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A última elevação dessa magnitude, 3,4%, ocorreu em abril de 2015.

Maior confiança do consumidor e a liberação dos recursos das contas inativas do FGTS são, segundo a diretora do Ibope, os fatores que estariam sustentando essa reversão nas expectativas do varejo.

Fábio Bentes, economista sênior da Confederação Nacional Comércio (CNC), concorda com Márcia e acrescenta outro fator que, segundo ele, é decisivo para o consumo: a desaceleração da inflação. Um levantamento feito pelo economista mostra que os preços de produtos e serviços dos 19 itens mais vendidos no Dia das Mães registraram em 12 meses, até abril, alta de 4,6%, a menor variação em dez anos. A CNC projeta um avanço de 3,8% nas vendas do Dia das Mães, ante a queda de 9% que houve em 2016.

Popular

Um recorte do indicador de fluxo de pessoas nos shoppings mostra que houve crescimento significativo nos centros de compras populares. Em abril, os shoppings voltados para as classes B e C registraram um número de visitantes 6% maior do que no mesmo mês ano passado. "Esses foram os shoppings que mais perderam vendas nos últimos meses", observa Márcia, atribuindo essa reação, em parte, ao saque dos recursos do FGTS. Já nos shoppings voltados para as camadas com maior poder aquisitivo o fluxo de visitantes foi mantido no período. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Óbito Há 21 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

mundo Uganda Há 21 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Cantora Há 23 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

fama Hobbies Há 20 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

fama Luto Há 18 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 19 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais

politica Justiça Há 3 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Luto Há 13 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

fama Homenagem Há 17 Horas

Adriane Galisteu faz declaração a Senna em semana de homenagens