Doença Renal Crônica: conheça os principais sintomas

Doença atinge cerca de 10% dos adultos no mundo

© iStock

Lifestyle FUNÇÃO HEPÁTICA 12/05/17 POR Notícias Ao Minuto

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a Doença Renal Crônica (DRC) atinge cerca de 10% dos adultos no mundo. Muito presente em idosos, ela consiste em uma lesão e perda progressiva e irreversível da função dos rins.

PUB

Leia também: 6 regras de etiqueta para quem vai visitar bebês recém-nascidos

“O trabalho renal é prejudicado, não conseguindo remover os resíduos e excesso de água do organismo”, explica a nefrologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dra. Monica Dias. De acordo com a também nefrologista da mesma instituição, Dra. Kikumi Ozaki, os principais motivos causadores da DRC são hipertensão arterial, diabetes e histórico familiar de insuficiência renal. Ainda, há outras condições que podem gerar a doença, como infecção urinária de repetição e uso excessivo de analgésicos.

“Maus hábitos e sedentarismo também são grandes inimigos dos rins, dentre eles o tabagismo e a obesidade. Manter uma alimentação saudável ajuda muito a preservar a função renal”, alerta Dra. Kikumi. Dentre os hábitos prejudiciais mais cometidos pela população e que podem ocasionar Doença Renal Crônica estão o excesso de refrigerantes, a retenção por muitas horas da urina, pouca ingestão de água, colocar elevadas quantidades de sal na comida e excesso de consumo de proteína animal.

Conforme Dra. Monica, a estimativa é de que a enfermidade afete um em cada cinco homens (20%) e uma em cada quatro mulheres (25%) com idade entre 65 e 74 anos. Para detectar a doença, é necessário ficar atento a alguns sinais, como mal-estar, perda de peso, perda de apetite, náuseas e vômitos pela manhã, hálito com cheiro de amônia, fácil aparição de hematomas ou hemorragia, soluços frequentes, baixo nível de interesse sexual e impotência, distúrbios do sono e inchaços de mãos e pernas.

Caso seja identificado algum dos sintomas acima, é aconselhável a realização de exames prescritos por um nefrologista para avaliação do rim. Quanto antes diagnosticada a DRC, maior a probabilidade de retardar o desenvolvimento da doença, não chegando à fase terminal de insuficiência renal crônica. “Neste estágio, os rins já perderam o controle de sua função, tornando obrigatória a filtração de maneira artificial do sangue, mais conhecida como diálise, ou transplante renal. Por isso, para preservarmos os trabalhos do rim por bastante tempo é extremamente importante cuidarmos dele desde jovens”, finaliza Dra. Monica.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 9 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

politica Investigação Há 9 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

brasil Goiás Há 10 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 5 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Vídeo Há 9 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Viralizou Há 10 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Ron Ely Há 11 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

economia Banco do Brasil Há 11 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Presos Há 8 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?

politica Investigação Há 9 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF