17ª Feira Nacional do Livro reúne mais de 260 atividade e 130 autores

A expectativa dos organizadores é atrair para esta edição mais de 200 mil pessoas, durante 8 dias

© Reprodução / Instagram fundacaolivrorp

Cultura FEIRA 15/05/17 POR Notícias Ao Minuto

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentou a programação oficial da 17ª Feira Nacional do Livro. Participaram do evento escritores, educadores, parceiros de instituições como o SESC, Senai, Senac, universidades, diretoria regional de ensino e entidades locais, além de representantes de patrocinadores, autoridades, intelectuais e o público em geral. Na abertura, Adriana Silva (presidente da Fundação) e Laura Abbad (coordenadora de programação), apresentaram as novidades, objetivos e principais destaques do evento, com interpretação de textos e vídeos interativos sobre autores que vão desfilar por 13 espaços simultâneos da feira, a ser realizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, de 4 a 11 de junho.

PUB

Leia também: Ancine apoia filmes brasileiros e longas vão a festivais internacionais

Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz neste ano o tema "Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola". Com objetivos de crescimento e evolução, a diretoria da Fundação do Livro e Leitura espera que o evento tenha uma projeção ainda maior e que estimule a participação da comunidade regional. A expectativa dos organizadores é atrair mais de 200 mil participantes durante os 8 dias de evento

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa, o oitavo idioma mais falado no mundo. Entre o naipe dos autores celebrados, o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa. O autor educação escolhido é César Nunes; o autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo e autor local Rosa Maria de Britto Cosenza. Como patrono, a feira indicou o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher.

Neste ano, há uma novidade que também remete à importância da educação na formação do ser humano - a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local. “Esta é a primeira edição da Feira do Livro que homenageamos uma professora. Não só porque nosso tema este ano é a educação, mas porque são os professores, interlocutores primordiais nesta trajetória de difusão da leitura”, explicou Adriana Silva.

Lançamento

Durante a cerimônia, membros da diretoria da Fundação também destacaram os atrativos e o amadurecimento da feira após 17 anos de realização. Representantes dos parceiros, patrocinadores e apoiadores culturais, bem como homenageados também se pronunciaram.

O autor educação César Nunes agradeceu a homenagem e expressou a importância do tema desta edição. Segundo ele, a leitura faz com que a alma avance. “Os livros são textos que nascem de contextos e todo mundo tem um pretexto. Um livro é capaz de libertar e emancipar uma pessoa”. Nunes também destacou a importância da figura do professor para estimular a formação dos leitores. “O professor é o esticador de horizontes”, finalizou. Sobre o contexto da educação no Brasil, ele disse que não basta universalizar o acesso das crianças à educação, mas é preciso que a escola ofereça afeto, arte e humanização. “A escola é herança cultural”.

O educador Chaim Zaher, patrono do evento, manifestou que se sente honrado e feliz com a homenagem recebida e também fez um alerta ao público: “É preciso que cada um de nós incentive a leitura, pois o livro faz parte do nosso DNA, mesmo com a tecnologia ele resiste”. O patrono confessou que prefere ler um jornal impresso e ter o livro nas mãos, mas comentou sobre a importância de se ler os meios eletrônicos que conquistam novos leitores e atraem principalmente a juventude.

O assistente técnico da Edições SESC, Francis Manzoni, também sinalizou a importância dos livros na formação da sociedade e ressaltou a atuação da Edições Sesc atrelada ao papel da instituição como fomentadora de atividades artísticas e educacionais. “Publicar livros é uma das nossas ações mais importantes”, explicou. Manzoni também colocou que o Sesc acredita na cultura como parte essencial no processo educacional e por isso a instituição se associou e resolveu fazer parte da Feira do Livro. “O Sesc vem somar forças para que este projeto tenha continuidade”.

O empresário Luiz Octácio Junqueira Figueiredo, da Alta Mogiana, patrocínio Ouro da feira, falou em nome de todos patrocinadores, apoiadores e parceiros. “Tenho muito prazer de trabalhar com essa equipe em nome da cultura e da educação”. O patrocinador leu para o público o artigo 205 da Constituição Federal, que menciona a educação como direito de todos e dever do Estado e da família, “mas promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. “A educação começa no lar, no berço, passa pela escola, com apoio do Estado, mas sem a iniciativa privada nós não iríamos a lugar nenhum”, concluiu.

Ao final da cerimônia, o prefeito Duarte Nogueira apontou a grandiosidade do evento e falou de seu papel de troca de conhecimentos entre a população. “A Feira Nacional do Livro é motivo de orgulho para a nossa cidade. Ela nasceu nas mãos de pessoas talentosas e permanece com uma trajetória consolidada de 17 anos”. O prefeito ainda avaliou que Ribeirão Preto é uma cidade onde o conhecimento e a cultura estão muito presentes. Para ele, o evento ajuda a manter esta marca. “A feira incentiva a leitura - gravação do pensamento e reflexão de pessoas brilhantes, muitas que já se foram. Se não fosse a literatura, a humanidade ia perder muito de sua história, registros que devem ser preservados”. Em seguida, a plateia assistiu ao espetáculo “Opereta Forrobodó”, do Coral Unaerp.

Caráter Internacional

Neste ano, a Feira Nacional do Livro traz a Conferência Internacional de Educação e Literatura que vai reunir autores do cenário mundial com trabalhos importantes sobre o assunto como Humberto Maturana do Chile, António Nóvoa e José Pacheco de Portugal e por videoconferência, Mauro Maldonato da Itália - com mediação do escritor e crítico literário Manuel da Costa Pinto e César Nunes - autor educação homenageado nesta edição.

Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, a participação destes autores traz um novo olhar e aprofunda o debate proposto pela Feira do Livro deste ano. “Procuramos convidar renomados autores internacionais que pensam a educação e a literatura como instrumento de transformação. São pensadores e autores que propõem relevantes debates e diferentes propostas acerca do campo educacional”, conta.

Homenageados da 17ª Feira Nacional do Livro

País: Portugal

Portugal ainda guarda uma paisagem bucólica, com castelos e palácios históricos, mosteiros, museus. Quem visita o país chega a ter a sensação que está fazendo uma viagem no tempo. Destino amado por muitos brasileiros, trata-se de uma nação que mescla influências étnicas e culturais que vão dos mouros a tribos germânicas, dos celtas aos romanos.

Denominado como República Portuguesa é um país soberano localizado no sudoeste da Europa. Está situado na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. O país possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado como muito elevado e já foi classificado nos últimos 10 anos com um dos melhores lugares no quesito qualidade de vida. Exemplo disso é que tem um dos melhores sistemas de saúde do planeta e é, também, uma das nações mais globalizadas e pacíficas do mundo.

É membro da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Europeia (incluindo a Zona Euro e o Espaço Schengen), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Portugal também participa em diversas missões de manutenção de paz das Nações Unidas.

Escritor: Fernando Pessoa

“A minha pátria é a língua portuguesa". A frase, criada através do heterônimo Bernardo Soares, revela o entrosamento e a paixão do escritor português Fernando Pessoa por sua língua mãe. A poesia foi a expressão que mais percorreu nas suas veias, mas além de escritor foi publicitário, astrólogo, crítico literário, inventor, empresário, tradutor, correspondente comercial, filósofo e comentarista político. A vasta obra do autor é muito apreciada e reconhecida pela sua capacidade de criar heterônimos com personalidades diferentes para cada um deles. Os mais estudados e lidos até hoje são Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Bernardo Soares.

O poeta nasceu em 13 de junho de 1888 e faleceu no dia 29 de novembro de 1935, em Lisboa, com apenas 47 anos. O legado da obra de Fernando Pessoa é indiscutível. Poeta modernista foi intitulado como um dos mais universais da Língua Portuguesa. Entre suas obras publicadas estão “Do Livro do Desassossego”, “Ficções do interlúdio: para além do outro oceano”, “Na Floresta do Alheamento”; “O Banqueiro Anarquista”, “O Marinheiro”, “Por ele mesmo”, “Mensagem”, além de centenas de poesias, crônicas. Para ele, mais até que viver, “o necessário é criar”.

Autor Educação: César Nunes

César Nunes um dos mais destacados palestrantes e conferencista sobre o tema educação no Brasil. É licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Foi professor da Educação Básica e coordenador pedagógico em Escolas da educação gundamental e média da região de Campinas (SP). Mestre, doutor e livre-docente em Filosofia e Educação pela Unicamp é professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp, na área de Filosofia da Educação, onde atua desde 1996 e, coordenador geral (líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDÉIA. Escreveu 26 livros sobre Ética, Filosofia, Educação e Sexualidade, além de dezenas de artigos científicos em revistas especializadas. É presidente nacional da Abrades (Associação Brasileira Para a Educação Afetiva e Ética Sexual).

Autor Infantojuvenil: Ricardo Azevedo

Ricardo Azevedo é um escritor e ilustrador paulista, nascido em 1949. É autor de muitos livros para crianças e jovens, entre eles “Um homem no sótão”, “A casa do meu avô”, “Trezentos parafusos a menos”, “Livro dos pontos de vista”, “Armazém do Folclore”, “O livro das palavras”, “O sábio ao contrário”, “Contos de espanto e alumbramento”, “O livro de papel”, “O chute que a bola levou”, entre outros. O autor ganhou várias vezes o prêmio Jabuti, o maior prêmio da literatura brasileira.

Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda e textos em coletâneas publicados na Costa Rica. É também bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Professor convidado em cursos de especialização em Arte-Educação e Literatura. Atua como palestrante e escreve também artigos, publicados em livros e revistas, abordando problemas do uso da literatura de ficção na escola.

Autora Local: Rosa Maria de Britto Cosenza

Rosa Maria de Brito Cosenza é escritora e professora de Língua Portuguesa. Sua história sempre esteve ligada aos universos da educação e da literatura. Homenageá-la nesta edição é fruto de uma coerência temática. A autora é membro da UBE (União Brasileira de Escritores), da Academia Ribeirãopretana de Letras, da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas, da Academia de Letras, Ciências e Artes da AFPESP (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo), além de fundadora da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto e da ALARJ (Academia de Letras e Artes Joaquinense), de São Joaquim da Barra.Sempre amante dos versos, no livro “Dos oito aos oitenta” ela reuniu seus poemas da infância à maturidade, mostrando seu amadurecimento literário. Já o livro “As estratégias de linguagem jurídica” revela sua experiência como advogada e professora de linguagem forense e traz reflexões à luz da Linguística, apresentando as estratégias que diferenciam o uso do vernáculo no mundo jurídico e traz reflexões à luz da Linguística.

Professora: Maris Ester de Souza

Maris Ester é professora, escritora e coordenadora do Projeto: “A Cultura como Herança” na E. E.Jardim Diva Tarlá de Carvalho - projeto que leva alunos ao teatro para assistir recitais, peças teatrais, musicais e danças. Ao homenagear pela primeira vez uma professora, a Fundação do Livro e Leitura reitera a contribuição fundamental do educador na missão de popularizar o livro na vida dos jovens. Maris Ester Souza protagoniza uma história em que a educação é a vencedora. É autora do livro “Nua para o Criador - vestida para a humanidade” e atual presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto. Membro das entidades: Alarp (Associação de Letras e Artes de Ribeirão Preto), UEI (União dos Escritores Independentes de RP, OVJRP (Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto), ALB (Associação de Leitura do Brasil/Sede Araraquara).

Patrono: Chaim Zaher

Presidente do Grupo SEB e maior acionista individual da Estácio, Chaim Zaher é um dos maiores empreendedores do segmento de educação no país. Consolidou o sistema COC de ensino e foi pioneiro na educação à distância no Brasil. Atualmente, seu foco está voltado à educação básica, segmento no qual é líder no mercado nacional reunindo cerca de 45 mil alunos distribuídos em 39 unidades, presentes em oito estados e 16 cidades brasileiras. Como nova etapa de seu eterno pioneirismo e inovação, lançou este ano as Escolas Concept - um novo conceito de escola, que antecipa o futuro da educação brasileira ao consolidar as melhores práticas de aprendizagem dos sistemas educacionais mais incríveis do mundo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 17 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama Harry e Meghan Markle Há 8 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama MAIDÊ-MAHL Há 17 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 17 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 15 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

economia LEILÃO-RECEITA Há 14 Horas

Leilão da Receita tem iPhones 14 Pro Max por R$ 800 e lote com R$ 2 milhões em relógios

brasil São Paulo Há 17 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama LUAN-SANTANA Há 17 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento

politica Investigação Há 9 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

fama Documentário Há 9 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly