5 formas de garantir maior segurança contra ataques cibernéticos
Internautas devem ter atenção redobrada diante dos ataques ocorridos na sexta-feira
Faça Backups dos seus dados
Não faça apenas um backup dos seus dados. Seja para serviços de cloud ou para discos rígidos, os seus backups são valiosos e devem sempre estar atualizados de forma a garantir que mesmo que seu computador seja invadido os dados continuem existindo.
© iStock
Atualize os seus sistemas
Manter o seu computador e serviços de software atualizados deve ser uma prioridade. Parte do motivo que levou ao sucesso deste ataque deve-se ao facto de alguns usuários continuarem a usar versões desatualizadas do Windows. Não facilite e mantenha o seu computador devidamente atualizado.
© Reuters
Use software antivírus
Mesmo que não seja solução para tudo, ter um antivírus ajuda a lidar com pequenas invasões e a saber exatamente o que se passa com o seu sistema.
© Getty Images
Ensine os seus colaboradores
Se tem uma função de gerência numa empresa, você deve elucidar os seus colaboradores para estas questões. Por exemplo, não clicar em links enviados por contatos desconhecidos. São pequenas coisas que acabam fazendo a diferença.
© Getty
Não espere para agir
Assim que souber que está sofrendo um ataque, você tem de encerrar o sistema imediatamente de modo a evitar a transferência de mais arquivos. Mesmo pagar um resgate aos hackers responsáveis é condenável uma vez que estará apenas a incentivá-los a futuras iniciativas deste gênero. Seja rápido a atuar e evitará males maiores.
© Reuters
Tech
Proteção
16/05/17
POR Notícias ao Minuto
O ataque cibernético ocorrido na sexta-feira continua dando o que falar pela forma como permanece circulando pela internet e ameaçando empresas sem as devidas proteções. Porém, não são apenas as corporações que estão vulneráveis a vírus como o WannaCry, com os internautas "comuns" sendo muitas vezes alvos fáceis para este tipo de ação.
Segundo a Associated Press, estes vírus exploram muitas vezes vulnerabilidades criadas pelos próprios internautas nos seus sistemas. Posto isto, há certas medidas que podem ser empregadas para garantir maior proteção.
Confira na galeria.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA