Funcionários do BNDES fazem novo protesto contra operação da PF

A Operação Bullish, deflagrada pela Polícia Federal, investiga operações do BNDES com o Grupo JBS

© DR

Brasil repúdio 15/05/17 POR Estadao Conteudo

A Associação de Funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (AFBNDES) divulgou carta aberta em repúdio aos mandados de condução coercitiva sofridos por funcionários do banco de fomento na sexta-feira 12, entre eles uma funcionária grávida na 39ª semana de gestação.

PUB

Os mandados de condução e de buscas em residências de funcionários integraram a Operação Bullish, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga operações do BNDES com o Grupo JBS. Houve protesto no dia da operação, mas os funcionários do banco fazem nova manifestação nesta segunda-feira, a partir das 15h, na sede do BNDES, no centro do Rio. O ato, em defesa do banco e em solidariedade aos colegas atingidos pela operação, previa uma vigília simbólica de uma hora de duração.

A presidente do BNDES, Maria Silvia, declarou em entrevista publicada hoje no jornal O Estado de S.Paulo não ter compreendido a necessidade de conduções coercitivas de funcionários, uma vez que "é do interesse do seu corpo funcional e da atual diretoria cooperar ostensivamente para saber se o banco foi usado por terceiros, pois seus empregados cumpriram seu papel de forma proba".

Segundo a AFBNDES, os colegas que foram alvos da operação sofreram arbitrariedades e foram expostos em rede nacional, com danos às suas imagens e reputações.

"Testemunhamos serem profissionais honestos e competentes que sempre cumpriram rigorosamente suas obrigações pensando no interesse público e no desenvolvimento econômico e social do País", defendeu a associação, em nota.

Os representantes dos funcionários lembram que não houve prévia intimação aos trabalhadores do BNDES, embora estivessem dispostos a prestar todos os esclarecimentos perante as autoridades.

"Consideramos absurdas as tentativas de criminalização das atividades do BNDES, como Banco de Desenvolvimento, e a responsabilização pessoal dos funcionários, que realizaram e realizam suas funções dentro da legalidade, de acordo com suas atribuições, respeitando normas, ritos, processos de análise sempre validados por instâncias colegiadas e orientados pelos valores do BNDES: ética, espírito público, compromisso com o desenvolvimento e excelência", manifestou a AFBNDES.

Na carta, a associação sugere que a Diretoria do BNDES solicite ao grupo JBS a abertura de sigilo das operações com o banco e realize seminários técnicos abertos à mídia e à população para esclarecer informações incorretas, resultado de considerações imprecisas feitas pelo Tribunal de Contas da União sobre a operação da BNDESPar com o Grupo JBS.

"Há três anos o BNDES é alvo de diversas investigações, em que se propagam acusações pouco especificadas e inconsistentes. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito foi conduzida sem que nada de irregular fosse encontrado na atuação do BNDES. A cada dia que passa fica mais patente que os órgãos de controle desconhecem completamente os mecanismos de funcionamento do BNDES e do mercado de capitais", argumentou a associação.

LEIA TAMBÉM: Morre José Porfírio de Carvalho, um dos principais indigenistas do país

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 11 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

economia 13º salário Há 17 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Uberlândia Há 18 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

mundo Bitcoin Há 16 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

fama Elon Musk Há 17 Horas

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

fama Kate Cassidy Há 18 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Elie Há 17 Horas

Eliezer faz cateterismo e oculta da família: "Internado na UTI"

mundo Krish Arora Há 10 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 11 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

brasil Divaldo Franco Há 15 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga