FAB alerta para risco de balões no espaço aéreo

Prática que pode ser enquadrada como crime no País, por colocar aeronaves em risco e inviabilizar a navegação aérea

© Reuters

Brasil Últimas Notícias do Brasil 16/05/17 POR Notícias Ao Minuto

A Força Aérea Brasileira (FAB) executa ações que visam minimizar os problemas causados pela soltura de balões de ar quente não tripulados. A prática coloca em risco as aeronaves, dificulta – ou mesmo inviabiliza – a navegação aérea e pode ser enquadrada como crime.

PUB

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da FAB mantém o programa de Risco Baloeiro, criado com a finalidade de coletar informações sobre eventos envolvendo balões.

“A ferramenta gera um banco de dados das ocorrências de maneira a direcionar as ações de prevenção e divulgação para as regiões mais afetadas do País”, explica o Coronel Antônio Heleno da Silva Filho, assessor de gerenciamento do programa.

Esforço conjunto

Além disso, a FAB também promove ações de conscientização. As atividades de prevenção contam com a participação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Secretaria de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), indústria do setor aeroespacial, entidades do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), empresas e operadores aeronáuticos.

“Trabalhamos com palestras e atividades educativas por todo o País e temos publicações, principalmente destinadas ao público infantil, para criar na criança uma mentalidade de segurança que será disseminada em toda a família”, complementa Heleno.

O Decea também faz parte de um grupo específico criado na Secretaria da Aviação Civil para lidar com o problema dos balões. O Chefe do Subdepartamento de Operações do departamento, Brigadeiro Luiz Ricardo de Souza Nascimento, explica quais são os procedimentos adotados quando um balão é avistado.

“A primeira ação é notificar todos os operadores na vizinhança do avistamento do balão. Os pilotos são avisados por meio do Atis [Automatic Terminal Information Service], uma mensagem periódica gravada informando sobre as condições do aeroporto e suas proximidades”, afirma. “Como esses balões não podem ser detectados pelos nossos radares, a informação do ATIS é importante, pois eleva o nível de alerta do piloto”, completa.

Soltar balões é uma prática que pode ser enquadrada como crime, conforme estabelecido no art. 261 do Código Penal, por colocar em risco as aeronaves e o espaço aéreo brasileiro. Com informações do Portal Brasil.

LEIA TAMBÉM: Ministério do Turismo alerta sobre envio de mensagens falsas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Óbito Há 20 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 23 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

mundo Uganda Há 19 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Cantora Há 22 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

fama Hobbies Há 19 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

fama Luto Há 17 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 18 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais

fama Luto Há 12 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

fama Homenagem Há 15 Horas

Adriane Galisteu faz declaração a Senna em semana de homenagens

lifestyle Viagem Há 16 Horas

30 lugares que você deve visitar antes de morrer: Quantos você já foi?