© Rodrigo Garrido / Reuters
Pelo terceiro mês consecutivo, a intenção de consumo das famílias continuou a crescer. Em maio, o indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) chegou aos 77,7 pontos. Frente a igual mês do ano passado, o avanço foi de 11,1%.
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“A confiança das famílias segue em trajetória positiva”, observou Juliana Serapio, assessora econômica da CNC. “A melhora nas expectativas das famílias se dá, principalmente, pelas notícias favoráveis à retomada da economia, como a desaceleração da inflação, a queda dos juros e a liberação de recursos de contas inativas do FGTS”, explicou. As informações são do Portal Brasil.
Esse indicador, semelhante a um termômetro, vai de zero a 200, e quanto maior a pontuação dele, maior é o nível de confiança dos consumidores. Em maio, esse desempenho melhor foi puxado pelas perspectivas de emprego, que avançaram 8,5% comparado a maio do ano passado.
Perspectivas para o comércio
Outros componentes do índice também apresentaram desempenho positivo nessa base de comparação. A perspectiva de consumo, por exemplo, cresceu 28,2%; momento para duráveis registrou alta de 20,4%. A CNC informou ainda que manteve, para 2017, a previsão de crescimento de 1,5% das vendas no varejo ampliado.
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