Brasil já discute impeachment, renúncia e novas eleições

Temer enfrenta pior momento e corre o risco de seu governo cair

© Reuters

Brasil CRISE 18/05/17 POR ANSA

Michel Temer completou um ano na Presidência do Brasil há apenas seis dias. Apesar de toda a instabilidade política causada pelo impeachment da petista Dilma Rousseff, pela crise econômica que assola o país e pelos protestos da oposição, o peemedebista enfrenta nesta quinta-feira (18) sua maior crise, com risco de tirá-lo do cargo.

PUB

Leia também: Movimentos pró e contra Dilma prometem ir às ruas pela saída de Temer

Delatores disseram na noite de ontem (17) terem um áudio bombástico no qual Temer autoriza o pagamento de suborno para manter calado o ex-deputado Eduardo Cunha. A conversa foi gravada pelos empresários Joesley e Wesley Batista, donos do grupo JBS, que fizeram acordo de delação premiada, a qual ainda não foi homologada e cita tambpem outra negociação envolvendo o senador Aécio Neves (PSDB). A dupla contou ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que tinha gravado em março as palavras de Temer sobre Cunha.

O presidente logo negou o teor das delações e garantiu que não renunciará ao cargo. Mas movimentos políticos prometem sair às ruas nesta quinta-feira para exigir a renúncia de Temer e a convocação de novas eleições, apesar da Constituição prever um pleito indireto.

Ontem à noite, um grupo já se reuniu na Avenida Paulista, em São Paulo, pedindo "Fora, Temer". Entre os manifestantes, havia apoiadores do PSOL e do Movimento Sem Terra (MST), que milita a favor de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em Brasília, foram protocolados dois pedidos de impeachment de Temer. O primeiro partiu do deputado Alessandro Molon, da Rede, alegando crime de responsabilidade. O outro pedido veio do terceiro-secretário da Câmara, João Henrique Holanda Caldas, do PSB. A oposição também se uniu em uma nota assinada por PT, PDT, PC do B, PSB, PSOL e Rede para anunciar um fórum permamente de ação para pedir a renúncia ou o afastamento de Temer.

Mas, desde o mês passado, tramita na Câmara outro requerimento de impeachment, aberto por ordem do ministro Marco Aurélio Mello, do STF. Só que a comissão especial que analisará o pedido ainda não foi instalada. Apesar dos pedidos de impeachment, muitos parlamentares defendem que Temer opte pela renúncia, que é mais rápida que todo o processo de afastamento via Congresso. Outra opção seria acelerar o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do processo da chapa Dilma-Temer, marcado para 6 de junho. Com impeachment ou renúncia, caso Temer saia do poder, são realizadas eleições indiretas para a Presidência. O novo mandatário seria escolhido pelo Congresso, ideia à qual muitos brasileiros já se manifestam contrariamente.

Nesse sentido, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB), afirmou que avaliará a possibilidade de pautar nos próximos dias no colegiado a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê eleições diretas para presidente. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 18 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Uberlândia Há 15 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Beto Barbosa Há 19 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

lifestyle Aquecimento global Há 21 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Kate Cassidy Há 15 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Redes Sociais Há 18 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Paris Hilton Há 21 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 20 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

lifestyle Cuidados com os cabelos Há 22 Horas

Shampoo: Precisa mesmo? Entenda a tendência de não lavar o cabelo

fama Ilhas Há 16 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?