Conheça cuidados para evitar lesões na prática do exercício físico

Precaução pode fazer toda a diferença no desempenho

© iStock

Lifestyle PRECAUÇÃO 27/05/17 POR Notícias Ao Minuto

É comum encontramos pessoas que praticam o exercício físico de maneira exagerada, o que acaba resultando em problemas nas articulações e em último caso, gerando as temidas lesões. Para que elas não aconteçam é preciso um trabalho de acompanhamento e instrução, que deve ser feito de maneira personalizada de acordo com a necessidade de cada um.

PUB

Leia também: Exercícios durante o trabalho de parto trazem benefícios; saiba mais

“Para preveni-las é preciso melhorar a técnica do exercício e respeitar os intervalos entre os treinos sempre montando eles com uma boa periodização”, conta Ray Pereira, um dos sócios do TIBRA (Treinamento Integrado Brasil).

O personal trainer, que fundou o grupo em 2015 junto com Diogo Rodrigues, explica que há dois tipos de lesões: as crônicas e as agudas. As mais comuns, as crônicas, são resultados de excessos repetitivos, como por exemplo as tendinites e fraturas por estresse, já as agudas são aquelas geradas por má execução de cargas e intensidade alta de treinamento. Se não tratadas essas lesões podem desencadear problemas mais sérios, então a recomendação é sempre procurar um especialista no primeiro sinal de sintomas.

Os maiores cuidados que se deve ter ao praticar o exercício físico em geral, são com a alimentação, descanso, e fazer uma boa técnica de execução, além de respeitar seu corpo e seu limite. É recomendado praticar os exercícios para prevenção de lesões pelo menos três vezes por semana, e antes da atividade física principal, devido aos mecanismos de propriocepção (termo usado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação) estarem mais descansos.

“Não existe exercício melhor ou pior de prevenção, cada caso é um caso. Vamos exemplificar: uma pessoa com desequilíbrio muscular no quadríceps em relação a isquiotibiais (grupo de músculos responsáveis pelos movimentos de extensão do quadril) necessita trabalhar os membros inferiroes para corrigir isso com exercícios e ângulos apropriados”, comenta Ray, que dá aulas no TIBRA no Parque do Ibirapuera.

O professor reforça a ideia de que os esportistas podem sentir algum tipo de dificuldades nos exercícios, isso dependendo do seu grau de habilidade, porém, se bem feitos e repetidos regularmente, as chances de lesões podem cair drasticamente.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 7 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 21 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 8 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 23 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 8 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

tech Aplicativo Há 7 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Condenados Há 16 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 7 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo