Conheça os benefícios do açaí na gravidez

Nutricionista parceira do Villa Roxa explica o porquê a fruta é indispensável nessa fase

© iStock

Lifestyle NUTRITIVO 28/05/17 POR Notícias Ao Minuto

Uma das maiores preocupações da mulher na gravidez é como manter a alimentação saudável e quais alimentos podem ou não prejudicar o bebê durante a gestação e na fase da amamentação. Segundo a nutricionista Letícia Lenzi, parceira do Villa Roxa, o açaí é um alimento indispensável para essa fase especial, uma vez que a fruta é rica em vitaminas C, E, B1, B2, B3 e ômega 9, além de cálcio, ferro e ácido fólico. “O açaí é considerado um dos alimentos mais completos, exatamente pela combinação dessas propriedades”, explica Letícia.

PUB

Leia também: Alimentação saudável no trabalho é possível! Veja dicas infalíveis

Os benefícios começam pelo sistema imunológico, que é altamente fortalecido com o consumo do açaí. Na gravidez, a saúde da mulher precisa estar em dia, uma vez que ela é a responsável pelo desenvolvimento da criança. As frutas, de um modo geral, são essenciais para qualquer fase da vida, pois estão totalmente associadas a diminuição do índice de mortalidade. “Durante a gestação, costumamos indicar o consumo de, pelo menos, duas porções por dia”, sugere a nutricionista.

Outra vantagem que a fruta oferece é em relação a formação da criança. ”O açaí tem alto índice de cálcio, que é essencial para o bom desenvolvimento dos ossos e a cartilagem do feto. Além disso, o ácido fólico, presente nesse alimento, é responsável por diminuir o risco de anomalias na formação do sistema nervoso do bebê”, explica a especialista. Por isso, com o consumo de açaí, uma das frutas que mais possuem essas substância, a mãe consegue fazer com que esses elementos cheguem até o bebê e auxiliem seu desenvolvimento.

Além da crianças, o açaí também possui muitos benefícios para a mãe. Além de ser uma fonte de energia, que a gravidez exige em dobro, o ferro da fruta contribui para prevenir a anemia. “Há muitos casos de anemia durante a gravidez, impulsionados por má alimentação das mães. Isso não é só prejudicial à elas, mas à formação do bebê, podendo levar até a um aborto espontâneo. Por isso, recomendamos alimentos ricos em ferro para essa fase”, aconselha Letícia.

O açaí é um alimento saudável, porém com alto valor calórico, por isso, deve ser consumido com cuidado. "Sempre recomendamos que toda mulher procure um nutricionista para fazer o acompanhamento antes e durante a sua gestação. Isso evita ganho de pesos excessivos ou desnutrição, tanto da mãe quanto do bebê", finaliza a nutricionista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Investigação Há 16 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Beto Barbosa Há 12 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

brasil Goiás Há 17 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Harry e Meghan Markle Há 16 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Ron Ely Há 19 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

fama Viralizou Há 17 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Vídeo Há 16 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Redes Sociais Há 11 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

lifestyle Culinária de luxo Há 16 Horas

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

fama CARIÚCHA-CANTORA Há 13 Horas

Cariúcha não apresenta 'Fofocalizando', e programa revela cirurgia plástica