© DR
Os memes já viraram mania no Brasil e são produzidos para praticamente todos os eventos. No entanto, páginas do Facebook estão sendo notificadas por não colocar créditos em fotos do presidente Michel Temer usadas em memes. Segundo o jornal Zero Hora, a notificação veio do Departamento de Produção e Divulgação de Imagem do Palácio do Planalto.
PUB
+ Irmã de Marcela Temer pede boicote à JBS
A publicação apurou que as imagens que são alvo das notificações são as que saíram dos canais oficiais (Flickr e portal do Planalto).
A mensagem explica que as fotos oficiais do presidente podem ser usadas apenas para fins jornalísticos e divulgação das ações governamentais. Caso sejam para outros meios, deve ser requerida a autorização prévia.
No e-mail enviado lê-se ainda que "os interessados podem reproduzir as imagens desde que citado os créditos, conforme determina a Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais 'Artigo 24. São direitos morais do autor (...) II — o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado como sendo o do autor, na utilização de sua obra'".