© iStock
Comer mais vegetais é essencial para ter uma vida mais saudável. Para conseguir aproveitar todo o potencial e sabor destes alimentos há erros comuns que deve corrigir quando cozinha estes alimentos.
PUB
Leia também: 2 técnicas culinárias que preservam os nutrientes dos cogumelos
O chef Andy Bennet, do restaurante premido com estrela Michelin Rouge Tomato, listou ao site Pure Wow os seis erros comuns e quevocê deve evitar quando cozinha vegetais:
1. Cortar os vegetais de forma desigual. Faz bem cozinhar diferentes vegetais juntos, mas para que fiquem com um nível de cozedura semelhante, deve tentar cortá-los mais ou menos do mesmo tamanho.
2. Assá-los na temperatura errada. A ‘temperatura mágica’ que deve manter o seu forno para assar vegetais é 200ºC. Prepará-los a uma temperatura mais baixa ou colocá-los no forno antes de este estar quente pode deixá-los moles.
3. Cozer em vez de escaldar os vegetais. Sabe porque o seu brócolis nunca fica com a textura dos que come em restaurantes? Porque cozinha em vez de escaldar. O chef Andy Bennet aconselha: coloque os legumes em água fervente até que fiquem macios, depois retire-os e dê-lhes um banho de água gelada para interromper a cozedura e deixá-los mais crocantes. Depois, mesmo antes de comer pode aquecê-los numa frigideira por alguns segundos.
4. Temperar muito tarde. Tempere os vegetais assim que você coloca na panela ou na frigideira.
5. Usar muita gordura. Os vegetais absorvem os líquidos quando são cozidos, por isso exagerar no azeite (ou na gordura que escolher) vai deixá-los moles. Um fio de azeite é suficiente, até porque os vegetais liberam água, o que os impede de grudar no fundo da panela.
6. Não utilizar o vegetal todo. Só usa os ramos de brócolis e couve flor e joga fora os caules grossos? Por que não aproveita para fazer sopa, purê ou caldo? E se não os conseguir usar na hora, congele essas partes para usar depois, só não as desperdice.