Médico inseminou dezenas de mulheres com próprio sêmen

Paternidade de 18 filhos já é confirmada; outras 25 pessoas entraram com processo para verificação

© Reprodução

Mundo Holanda 26/05/17 POR Notícias Ao Minuto

Um médico de uma clínica de fertilidade na Holanda inseminou em segredo dezenas de mulheres com o seu próprio esperma, ao invés de usar o de doadores anônimos selecionados pelas clientes em catálogos. Testes de DNA revelaram que Jan Karbaat, que morreu em abril, aos 89 anos, é “quase seguramente” o pai de 18 filhos concebidos na clínica.

PUB

O tribunal deve decidir em 2 de junho se amostras genéticas do morto podem ser utilizadas para verificar se outras 25 inseminações realizadas no local têm esperma do médico.

A clínica médica, chamada Bijdorp, ficava na cidade de Roterdã e teve as atividades suspensas em 2009 após descoberta de que eram misturados sêmens de vários homens para aumentar as possibilidades de gravidez, o que é proibido. A utilização do sêmen do próprio médico foi descoberta recentemente.

Durante 40 anos, cerca de 6.000 mulheres geraram cerca de 10.000 filhos após passarem pela Bijdorp. Desde 2004, e a partir dos 16 anos, os filhos podem pedir a identidade do doador na Holanda.

O Ministério da Saúde holandês constatou que o registro das pacientes não coincidia com os seus históricos e não era possível estabelecer a filiação das crianças cujas mães foram inseminadas lá. Os filhos têm hoje entre 20 e 40 anos.

A Bijdorp era uma das maiores clínicas do país e fornecia sêmen para outros centros do ramo, de acordo com a Fundação Filhos de Doadores. A instituição alerta que é necessário investigar o caso para proteger os direitos dos descendentes e enfrentar as possíveis doenças genéticas.

Segundo o "El País", a semelhança de Karbaat com algumas crianças impressiona. Joey Hoofdman, de 30 anos, nasceu após uma inseminação feita pela sua mãe na clínica. Ele não teve dúvidas sobre quem é o seu pai biológico ao ver uma foto do médico quando jovem mostradas no programa "Late Night", da emissora de televisão "RTL4".

Karbaat, no entanto, negou as denúncias em 2016 e afirmou que trata-se de “uma loucura”. “Já faz tempo que me retiraram a próstata, por isso não é possível”, disse o médico.

Leia também: Ramadã começa neste sábado com apelo do EI por ataques

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 1 Hora

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 21 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 21 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 21 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

esporte Tênis Há 23 Horas

Fonseca evita comparações com ídolos do tênis: "Quero só ser o João"

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo Há 23 Horas

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 20 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 20 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala