Cemitério no RJ não sabe onde estão os restos mortais de Garrincha

Familiares do ex-jogador e a Prefeitura de Magé também desconhecem o local onde o bicampeão mundial está enterrado

© Reuters 

Esporte POLÊMICA 31/05/17 POR Notícias Ao Minuto

A administração do Cemitério municipal de Raiz da Serra, a Prefeitura de Magé, na Baixada Fluminense (RJ), e parentes de Mané Garrincha não sabem onde estão os restos mortais do ex-jogador, bicampeão mundial com a seleção brasileira. Ele morreu em 1983, vítima do alcoolismo, e foi sepultado no local.

PUB

Segundo informações do jornal Extra, a descoberta do incerto destino do corpo do craque aconteceu por acaso. É que a Prefeitura de Magé queria homenagear Garrincha, que completaria 84 anos em outubro, e foi atrás do local exato do sepultamento do ídolo do Botafogo. Na busca, o prefeito Rafael Tubarão recebeu um relatório da Secretaria de Ação Social um relatório de um recadastramento feito no cemitério. O documento diz que o corpo do ex-driblador tinha sido exumado, sem a presença de familiares.

“Pelo que a gente pesquisou, não se tem certeza de que ele está enterrado. Houve uma informação de que o corpo foi exumado e levado para um nicho (gaveta no cemitério), mas não há documento da exumação”, contou ao Extra Priscila Libério, atual administradora do cemitério.

Já Rosângela Santos, filha de Garrincha, confirma o paradeiro desconhecido dos restos mortais do pai e a confusão acerca da exumação. “Eu não vi. Só me disseram que haviam tirado (corpo) e colocado num nicho na parte superior do cemitério. Não deram nenhum documento disso”, disse ela, que acrescenta. “Fui informada pelo cemitério que haviam tirado o corpo do meu pai do local onde havia sido sepultado. Era uma cova que pertencia a uma tia que também já morreu. Disseram que estaria num nicho, mas não se tem certeza de nada. Ninguém da família foi informado da exumação do corpo. É difícil para mim e para minhas irmãs não saber onde está o corpo do nosso pai”.

Já João Rogoginsky, de 70 anos, primo de Garrincha, diz que há cerca de dez anos, outra pessoa da família morreu e precisou ser enterrada no jazigo onde originalmente o jogador foi sepultado. Eu não vi (exumação). Só me disseram que haviam tirado e colocado num nicho na parte superior do cemitério. Não deram nenhum documento disso”, contou.

A confusão é ainda maior porque na sepultura onde Mané foi enterrado em 1983 a data está incorreta. Garrincha morreu no dia 20 de janeiro daquele ano, só que a informação no túmulo diz que ele morreu na mesma data, mas em 1985. E para completar, existem duas sepulturas com o nome de Garrincha no cemitério. Uma coletiva, na parte de baixo do terreno, onde ele foi sepultado originalmente, assim como outros parentes. A outra sepultura fica na parte de cima do local, construída em 1985 pela Prefeitura de Magé, que colocou um obelisco para marcar a tumba.

A Prefeitura de Magé espera o aval da família para fazer uma exumação nas sepulturas.”Se a família concordar, faço exumação nas sepulturas. E um DNA para saber se algum corpo é o de Garrincha”, concluiu o prefeito Rafael Tubarão.

Leia também: Férias? Gabriel Jesus treina no Palmeiras para voltar bem à seleção

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Brooke Shields Há 18 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

fama Los Angeles Há 17 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

brasil AVIÃO-SP Há 12 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 15 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

mundo Reino Unido Há 17 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 14 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

mundo Inglaterra Há 9 Horas

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

economia Bancos Há 18 Horas

Receita Federal não vai cobrar imposto por Pix acima de R$ 5.000 mensais

lifestyle Cérebro Há 18 Horas

Neurologistas alertam para hábito comum que prejudica muito a memória

tech Rede Social Há 19 Horas

Entidades lançam manifesto contra alteração de controle da Meta