Sob ameaça de cassação, Temer vincula alta do PIB ao seu governo

O presidente pretende aprovar as reformas trabalhista e da Previdência para dar uma mensagem pública de que tem condições de continuar à frente do cargo

© REUTERS / Paulo Whitaker

Economia Melhora 02/06/17 POR Folhapress

Sob ameaça de ter seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral, o presidente Michel Temer gravou discurso nesta quinta-feira (1) para defender que os indicadores de recuperação da economia foram alcançados graças à sua gestão à frente do Palácio do Planalto.

PUB

+ Ainda é cedo para dizer que o Brasil saiu da recessão, afirma IBGE

Em tom professoral, no qual explica termos econômicos, o peemedebista afirma que, antes de assumir o poder, o país estava "mergulhado na mais profunda recessão de sua história". E que, depois de um ano da gestão peemedebista, passa por um "renascimento".

Nesta quinta-feira (1), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou crescimento de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre. Trata-se do primeiro resultado positivo depois de dois anos.

"Esse número é o resultado de um ano de trabalho. Trabalho do meu governo em sintonia com o Congresso Nacional e ouvindo a sociedade para promover as reformas adiadas por tanto tempo", disse.

Na tentativa de ter uma sobrevida, o presidente tem focado nos índices econômicos para recuperar apoio junto ao mercado financeiro e a setores sociais. Além disso, tem tentado comprovar que ainda possui apoio suficiente no Congresso Nacional para continuar no cargo.

"O Brasil venceu a recessão, estamos crescendo a uma taxa superior ao que boa parte dos analistas previam", disse. "O número de hoje marca o renascimento da economia brasileira em bases sólidas e sustentáveis", acrescentou.

No vídeo, divulgado nas redes sociais, o presidente explica o que significa PIB, "as riquezas que o Brasil produz", e o efeito prático da queda dos índices de inflação, hoje em 4,08%.

"A inflação hoje está sob controle e encerrará o ano abaixo do centro da meta. O que significa isso? Significa mais poder de compra. Você poderá utilizar melhor seu dinheiro", afirmou.

JULGAMENTO

Na próxima quarta-feira (6), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) irá voltar a julgar processo de cassação da chapa presidencial de 2014. Com o agravamento da crise política, o Palácio do Planalto avalia que o placar, que antes era favorável, tornou-se apertado, ameaçando a continuidade do presidente no cargo.

A aposta de assessores e auxiliares presidenciais é de que um dos ministros mais próximos do presidente façam pedido de vista, o que poderá atrasar a conclusão do julgamento para o final de junho.

Até lá, o presidente pretende aprovar as reformas trabalhista e da Previdência para dar uma mensagem pública de que ainda tem condições de continuar à frente do cargo. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 12 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama MAIDÊ-MAHL Há 12 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 12 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 10 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Harry e Meghan Markle Há 4 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

esporte Indefinição Há 12 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil São Paulo Há 12 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 4 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

brasil Brasil Há 8 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama LUAN-SANTANA Há 12 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento