© Clodagh Kilcoyne / Reuters
O jovem médico Leo Varadkar, de 38 anos, foi eleito hoje (2) como novo primeiro-ministro da Irlanda. O político é homossexual assumido e filho de imigrantes indianos, o que tem sido considerado por analistas como uma histórica mudança na sociedade irlandesa, fortemente católica.
PUB
Leo Varadkar irá suceder o premier Enda Kenny no governo e também na liderança do partido Fine Gael, posição que liderou por 15 anos, até renúnciar em maio.
O médico deverá assumir o cargo nas próximas semanas, tornando-se o político mais jovem como primeiro-ministro da Irlanda. Leo Varadkar iniciou sua carreira com 22 anos de idade e, aos 27, foi eleito para o Parlamento.
Analistas políticos comparam o médico ao premier do Canadá, Justin Trudeau, e ao recém-eleito presidente da França, Emmanuel Macron, como membros de uma geração de jovens atingidos pela crise econômica da última década.
A Irlanda, que já foi um dos países mais conservadores e católicos da Europa Ocidental, descriminalizou a homossexualidade somente em 1993 e introduziu o divórcio em sua legislação dois anos mais tarde. (ANSA)
Leia também: Governo Trump age para tornar secreto relatório de torturas da CIA