Eleição no Reino Unido pode reaproximar comércio com o Brasil

Na visão de alguns especialistas, a saída da União Europeia (UE) levaria Londres a buscar novas rotas de investimento

© Reuters

Economia Investimento 07/06/17 POR Notícias Ao Minuto

Aguardada com ansiedade não só por britânicos e europeus, a eleição desta quinta-feira (8/5) na Grã-Bretanha pode significar, no médio prazo, uma aproximação comercial do Reino Unido com outros parceiros, entre eles o Brasil. Na visão de alguns especialistas, a saída da União Europeia (UE) levaria Londres a buscar novas rotas de investimento.

PUB

Em meio ao clima de insegurança, provocada pelos dois atentados em Londres e outro em Manchester, a primeira-ministra Theresa May viu perder, nas últimas semanas, a ampla vantagem que seu Partido Conservador mantinha sobre Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista. Apesar do recuo, as últimas pesquisas de opinião apontam que May tem vantagem entre um e 12 pontos percentuais sobre Corbyn, o que lhe permitiria conseguir maioria no Parlamento ou 12 cadeiras a mais.

Em entrevista à Sputnik Brasil, o professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) Alcides Vaz diz que o que está em questão neste momento é a saída do país da UE (o Brexit) e atrelado a isso a questão da segurança, desde o aumento do fluxo migratório e agora com a série de atentados terroristas que vem assolando a Europa e o próprio país.

"As questões econômicas e comerciais estão num plano secundário. Do ponto de vista dos parceiros comerciais do Reino Unido, há uma oportunidade porque, forçosamente, haverá um redesenho da estratégia comercial do país em face do seu gradual desatrelamento da UE. Isso coloca a possibilidade de países como o Brasil de buscarem uma nova moldura para o tratamento das relações no contexto bilateral. Muitas das perspectivas comerciais do Brasil com aquele país estavam se dando sob a égide das negociações do acordo com Mercosul e UE, e isso abre a possibilidade de um novo enquadramento", explica o professor da UnB.

Dentro da perspectiva de uma reaproximação comercial entre Brasil e Reino Unido, Vaz aponta infraestrutura e financiamento dos chamados projetos verdes como os setores com melhores oportunidades para novos negócios entre os dois países, notadamente da parte dos britânicos. Segundo ele, não há expectativa de um fluxo negativo de investimentos com o Brexit.

"As expectativas se manterão como tem têm estado nestes últimos anos, quando os investimentos têm apontado para a área de infraestrutura, financiamento da agricultura sustentável e em projetos ambientais em menor escala", afirma Vaz. Com informações do Spunik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 18 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 13 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 18 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 17 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 11 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 17 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 18 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 17 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 18 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 17 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)