Brasil assina acordo para desenvolver tecnologia 5G

Parceria se dará com União Europeia, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão e China

© iStock 

Tech cooperação 07/06/17 POR Notícias Ao Minuto

O Brasil assinou um acordo de cooperação tecnológica em 5G com a União Europeia, os Estados Unidos, a Coreia do Sul, o Japão e a China para o desenvolvimento da tecnologia 5G. A parceria foi firmada por representantes do Projeto 5G Brasil – composto por 18 entidades representativas, empresas e centros de pesquisa brasileiros, com participação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) –, durante o Third Global 5G Event, em Tóquio, no Japão, em maio.

PUB

O Brasil é o sexto país a participar das tomadas de decisão sobre o funcionamento da tecnologia 5G no mundo, desde a pesquisa até a padronização e a implementação da plataforma. "Com isso, o Brasil entra para um seleto time que assumiu a liderança no desenvolvimento da tecnologia móvel de quinta geração", explicou o secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão.

Cada nação do grupo, além da União Europeia, possui uma associação para discutir o desenvolvimento e promover o 5G. Essas associações, incluindo agora o Brasil, fazem acordos multilaterais para desenvolver a tecnologia, com ações como chamadas de pesquisas conjuntas, fóruns de padronização e eventos anuais para compartilhamento de informações.

A participação do Brasil é uma consequência de ações anteriores para o desenvolvimento da tecnologia 5G no país. O governo brasileiro já havia assinado acordos de cooperação com a União Europeia e a Coreia do Sul para trocar experiências e informações sobre a tecnologia. Além disso, em fevereiro deste ano, formalizou a criação do Projeto 5G Brasil para fomentar a construção do ecossistema de telefonia móvel de quinta geração em solo brasileiro.

"O Brasil tem conquistado, cada vez mais, um lugar importante nas discussões internacionais sobre o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Isso demonstra que temos tomado decisões acertadas quanto ao investimento em projetos de pesquisa e desenvolvimento neste campo", ressalta Maximiliano Martinhão. As informações são do portal do MCTIC.

LEIA TAMBÉM: NASA apresenta o Marsmobile, jipe feito para andar em Marte

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 4 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN Há 23 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 18 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 22 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 20 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia