Veja sinais de que precisa de consumir um pouco mais de calorias

Cortar no consumo diário de calorias é a estratégia mais comum na hora de lutar contra os quilos extra. Contudo, é preciso ouvir o corpo

© DR

Lifestyle Organismo 08/06/17 POR Notícias Ao Minuto

Não há melhor indicador sobre o quão boa ou ruim é a nossa alimentação do que o nosso corpo. Sempre que a 'máquina' não está sendo abastecida da melhor forma (seja por excesso ou defeito), os primeiros sinais começam a surgir.

PUB

+ Seria apenas pele seca? Quatro problemas que podem estar escondidos

Cortar no consumo de calorias implica, muitas vezes, privar o organismo de determinados nutrientes, o que faz com que esta tentativa de comer menos seja, na maioria das vezes, prejudicial à saúde.

Mas, se, por um lado, o consumo elevado de calorias é facilmente espelhado em uma barriguinha saliente ou na chegada de mais celulite - pois este tipo de alimentação tende a incluir mais gordura, sal e açúcar - o consumo deficiente de calorias é facilmente detectado com sintomas muitas vezes desvalorizados.

De acordo com a revista Self, são cinco os sinais mais claros de que o consumo diário de calorias não é suficiente. Veja quais são:

1 - Sensação constante de cansaço/moleza. As calorias não são apenas números que nos fazem engordar, são números que nos dão energia e que nutrem o organismo para ser capaz de trabalhar da forma mais correta.

2 - Prisão de ventre constante. Uma vez que a redução de calorias implica um menor abastecimento de nutrientes, como a fibra, é possível que o sistema digestivo não funcione da melhor forma e, por isso, a capacidade de defecar fique comprometida.

3 - Sensação de fome a toda a hora. Como é de esperar, a ingestão de menos calorias implica ainda (embora nem sempre) em uma menor quantidade de comida ingerida, o que faz com que o organismo nunca fique devidamente saciado.

4 - Irritação à mínima coisa. A privação calórica deixa o corpo em estresse e o cérebro à mercê da falta de abastecimento, o que faz com que os hormônios fiquem descontrolados e a irritabilidade venha sempre à tona.

5 - Muita sede, sempre. Em primeiro lugar, é possível confundir sede com fome e pensar que se tem fome quando, na verdade, o corpo pede água. Porém, a ingestão de poucas calorias inibe o consumo de eletrólitos, o que leva a uma maior desidratação.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Saúde Há 17 Horas

Especialista recomenda alimentos que fazem maravilhas pelo intestino

Lifestyle Signos Há 19 Horas

Estes são os signos mais modestos (e conservadores) do zodíaco

Lifestyle Síndrome Há 18 Horas

Fim de Ano: como lidar com sentimentos de tristeza típicos dessa época

Lifestyle Saúde Há 16 Horas

Cinco frutas saborosas que ajudam a diminuir os níveis de triglicerídios

Lifestyle Coração Há 15 Horas

Ataque cardíaco: Onze sintomas que não deve ignorar

Lifestyle Alimentação Há 20 Horas

Veja alimentos ricos em vitamina C que ajudam a eliminar as rugas

Lifestyle Signos Há 23 Horas

Quer fazer uma mudança? Descubra qual a carreira ideal para cada signo

Lifestyle Peso Há 14 Horas

Berinjela: descubra como a água dessa fruta pode ajudar na perda de peso

Lifestyle Tireoide Há 22 Horas

Tireoide em alerta: Identifique sinais da doença no rosto

Lifestyle Alimentação Há 21 Horas

Nutricionistas revelam alimentos que eliminam de suas dietas para saúde