Pesquisa revela que população da Cracolândia cresceu 160% em um ano

Dados mostram que a média de usuários de drogas no fluxo subiu de 709 pessoas em abril de 2016 para 1.861 pessoas em maio deste ano

© Agência Brasil / Marcelo Camargo

Brasil São Paulo 09/06/17 POR Estadao Conteudo

Levantamento do perfil de usuários de drogas da Cracolândia divulgado nesta quinta-feira, 8, pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social revela que a população do antigo fluxo de dependentes químicos no chamado "Quadrante Helvétia", na região da Luz, mais do que dobrou em um ano.

PUB

Os dados mostram que a média de usuários de drogas no fluxo subiu de 709 pessoas em abril de 2016 para 1.861 pessoas em maio deste ano, um aumento de 160%. A contagem feita entre os dias 3 de abril e 13 de maio deste ano, uma semana antes da operação policial que prender traficantes e dispersou os usuários na região central.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) chegou a monitorar 22 grupos de viciados espalhados pela região central da capital. A maior concentração ocorre na Praça Princesa Isabel, no bairro Campos Elíseos, que virou a nova Cracolândia, com até 900 dependentes acampados, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Assitência Social.

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira foi realizada em consultoria com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e entrevistou 139 pessoas nos períodos comparativos entre abril e maio de 2016 e abril e maio de 2017.

O levantamento mostra que o porcentual de mulheres que frequentavam a Cracolândia até a operação policial de maio dobrou em um ano, de 16,8% em 2016 (119 mulheres), para 34,5% em 2017 (642 mulheres). Segundo a pesquisa, 14,3% das mulheres estavam grávidas no momento da entrevista e mais da metade da população feminina da Cracolândia que já engravidaram nunca quiseram fazer pré-natal. Em gestações anteriores, as mulheres referiram diversos problemas, como filhos abaixo do peso (100%), filhos prematuros (67%), abortos (21%), natimortos (21%) e UTI (21%).

O estudo mostra ainda que 44,1% das mulheres sofreram algum tipo de abuso físico/sexual na infância; 70,6% referiram já ter sofrido violência física na Cracolândia; e 40% fizeram uso de drogas injetáveis. Entre homens e mulheres, 44,21% disseram que conflitos familiares, como perdas, divórcios, violência e abandono os levaram para a Cracolândia.

Na pesquisa, 44% referiram realmente querer parar o uso de drogas. Análises de estatísticas mostraram que o fator mais associado com a motivação de interromper o uso é ter histórico de outros tratamentos. Os pesquisadores não ouviram dependentes que estavam usando crack no momento da abordagem, sob o pico do efeito do crack, desacordados ou apresentando comportamentos agressivos.

O levantamento do perfil dos usuários de drogas da Cracolândia revela que grande parte dos entrevistados não possuem ensino médio completo, porém a proporção de usuários com ensino superior aumentou entre 2016 e 2017. A pesquisa também mostra que nem todos os frequentadores da Cracolândia são usuários de crack, com 15% de alcoolistas e 13% que referiram não usar nenhuma das substâncias.

Entre os dependentes químicos da região, mais da metade (66,4%) nunca estiveram em situação de rua antes de usar drogas; 74% estavam em suas casas ou de familiares antes de ir para a Cracolândia; 42% referiram não ter com quem contar em situação de emergência e, dos que possuem, 57,6% referem só poder contar com a própria família.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 22 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos