Prefeito diz que ação policial na Cracolândia vai continuar

"À medida em que elas (as áreas) forem sendo desocupadas, elas vão sendo recuperadas", disse Doria

© Reuters / Paulo Whitaker

Brasil São Paulo 10/06/17 POR Estadao Conteudo

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou neste sábado (10) que a ação na região da Cracolândia, no centro da capital paulista, não terá recuo. "Nem a ação policial, nem a emergencial - que é de natureza social e medicinal -, nem a urbanística, que é de recuperação das áreas. À medida em que elas forem sendo desocupadas, elas vão sendo recuperadas para que não sejam mais ocupadas nem por usuários e muito menos por traficantes", disse.

PUB

Ele reconheceu que os traficantes voltaram a ocupar parte a área. "Lamentavelmente os traficantes voltaram. Estão vendendo drogas, não apenas crack, mas também heroína, cocaína e outras drogas, ecstasy inclusive", declarou.

Por isso, disse, a ação policial continua, tanto pelas polícias Civil e Militar quanto pela Guarda Civil Metropolitana. Segundo o prefeito, drones fazem a vigilância durante o dia e as imagens são transmitidas direto para a polícia.

Doria também afirmou que, além da ação policial, os investimentos agora são na ampliação do acolhimento do projeto Redenção. "Criamos a unidade emergencial de acolhimento, que já está funcionando para abrigar 100 pessoas com dormitório, 150 pessoas para alimentação. Instalamos amplo refeitório, ampla área de convivência com TV, uma área para ginástica, exercícios", disse. Para terça, disse que haverá "cabeleireiro para as mulheres, barbeiro para os homens e muito atendimento".

Para o fim da semana que vem, ele prometeu ampliação do espaço para que 150 pessoas possam dormir e 300 se alimentarem. "E vamos criar mais duas dessas unidades emergenciais de acolhimento do projeto Redenção. Individualizando as abordagens", afirmou. Segundo o prefeito, a ideia é que "as pessoas acolhidas possam ser encaminhadas, num processo individualizado e seletivo, para o atendimento médico".

Ainda de acordo com Doria, hoje 300 funcionários da prefeitura estão na região central da cidade conversando com usuários e tentando convencê-los a fazerem tratamento.

O prefeito deu as declarações durante a 24.ª estapa do programa Cidade Linda, em ação de zeladoria na Avenida dos Bandeirantes. Por cerca de 45 minutos, Doria, vestido com uniforme da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ajudou a assentar gradis de segurança.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 18 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 19 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad