Irã toma medidas em meio à preocupação de escassez de alimentos

Maiores fornecedores do país congelaram importações

© Pixabay

Economia Importação 11/06/17 POR Folhapress

O Irã enviou quatro aviões cargueiros com alimentos para o Catar e planeja fornecer 100 toneladas de frutas e vegetais todos os dias, disseram autoridades iranianas, em meio à preocupação de escassez após os maiores fornecedores do Catar terem congelado as relações com o país dependente de importações.

PUB

O Catar tem negociado com Irã e Turquia para garantir o fornecimento de água e comida após Arábia Saudita, Emirados Árabos Unidos, Egito e Barein romperem relações, acusando Doha de apoiar o terrorismo. O Catar afirma que as alegações são baseadas em mentiras.

"Após as sanções ao Catar, a Iran Air até agora transportou frutas e vegetais para este país em quatro voos", disse o chefe de relações públicas da companhia aérea nacional do Irã, Shahrokh Noushabadi, segundo a agência de notícias Fars.

O chefe de indústrias, negócios e comércio na província de Fars também afirmou, segundo a agência de notícias Tasnim, neste domingo (11), que os primeiros aviões levando comida para o Catar haviam decolado da cidade de Shiraz.

"Exportaremos 100 toneladas de frutas e vegetais para o Catar todos os dias", declarou Ali Hemmati.

O chefe da exportação de proteína animal do Irã disse neste domingo que já havia exportado 66 toneladas de carne ao Catar nos últimos dois dias.

TRUMP

Na terça-feira (6), o presidente americano Donald Trump lembrou de sua recente visita à Arábia Saudita -em que pediu a líderes regionais que cortem o apoio a terroristas -, insinuando que o rompimento com o Catar é resultado de seus esforços.

"Durante minha recente visita ao Oriente Médio eu afirmei que não pode mais haver financiamento para ideologias radicais. Líderes apontaram para o Qatar -veja!", disse Trump.

Na segunda-feira (5), o Departamento de Estado americano havia reagido à crise diplomática no Golfo com comedimento, pedindo aos países que permaneçam unidos -Washington é aliado da Arábia Saudita e do Catar.

Os Estados Unidos têm especial interesse no Catar, onde mantêm sua maior base aérea no Oriente Médio. A instalação é essencial para os ataques aéreos liderados por Washington contra a milícia terrorista Estado Islâmico na Síria e no Iraque. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 18 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 18 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 11 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 18 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 11 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 19 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 14 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

fama Saúde Há 18 Horas

Gominho diz que Preta Gil está 'repousando quietinha' após 21h de cirurgia