França: pesquisa indica vitória do partido de Macron em legislativas

Se números se confirmarem, presidente francês terá maioria absoluta no legislativo e poderá aprovar reformas políticas propostas em sua campanha

© Christian Hartmann/Reuters

Mundo boca de urna 11/06/17 POR Folhapress

O presidente francês, Emmanuel Macron, teve uma ampla vitória neste domingo (11) durante o primeiro turno das eleições legislativas, mas recebeu também uma forte mensagem dos eleitores, com uma abstenção recorde.

PUB

Seu movimento centrista, República em Frente!, lidera as estimativas de boca de urna divulgadas às 20h locais (às 15h em Brasília), depois do fechamento das urnas.

O República em Frente!, criado há só um ano, deve receber de 390 a 430 assentos entre os 577 disponíveis, uma ampla maioria. O segundo turno será no próximo dia 18.

Os conservadores Republicanos tiveram de 85 a 125 cadeiras, segundo a boca de urna. O Partido Socialista, do ex-presidente François Hollande, de 20 a 35.

A França Insubmissa, de extrema esquerda, de 11 a 21. A Frente Nacional, da direita ultranacionalista, teve de 3 a 10.

O número, se confirmado nas horas seguintes, significa que o presidente terá uma maioria absoluta de legisladores e, com ela, poderá aprovar as reformas políticas que estavam na base de sua campanha. Em especial, as mudanças nas leis trabalhistas, em um país que registra hoje 10% de desemprego.

Foi, por outro lado, historicamente baixa a participação dos eleitores -calcula-se que a participação foi de 50,2%, a mais baixa desde 1958. A taxa no primeiro turno de 2012 fora de 57,2%, já um recorde à sua época.

De tão importantes que são para o funcionamento de um governo, as legislativas francesas são apelidadas de "terceiro turno das eleições presidenciais".

Sem a maioria parlamentar, um presidente é obrigado a aceitar um premiê da oposição e acaba restrito a funções como diplomacia e defesa. Esse cenário é conhecido no país como "coabitação", e ocorreu pela última vez em 2002.

DESENCANTO

Macron foi eleito em 7 de maio com 66% dos votos, derrotando a candidata da direita ultranacionalista, Marine Le Pen, que teve 34%.

A vitória do centrista foi interpretada como um fenômeno -ex-ministro da Economia, Macron nunca havia sido eleito a um cargo público antes. Aos 39 anos, é o presidente mais jovem desde Napoleão (séculos 18 e 19).

Mas a abstenção de quase metade dos eleitores no primeiro turno das eleições legislativas indica um forte desencanto entre os eleitores, que possivelmente apoiaram Macron para frear Le Pen, e não necessariamente por acreditar em sua plataforma.

Há também um desencanto de longa data. A participação nas eleições legislativas variou de 70% a 80% entre 1958 e 1986, segundo o diário "Le Monde", mas desde os anos 90 não deixou de cair.

PERSPECTIVAS

Há 7.882 candidatos concorrendo aos 577 assentos da Assembleia Legislativa.

Ao contrário das eleições presidenciais, o segundo turno das legislativas pode ter mais de dois candidatos -todos os que superem os 12,5% do total de eleitores registrados são classificados.

Já prevendo sua derrota, a oposição concentrou sua campanha na ideia de que é preciso ter um número considerável de legisladores para contrabalancear o governo Macron neste mandato.

"Não deveríamos ter um partido com um monopólio", afirmou o ex-premiê socialista Bernard Cazeneuve à agência de notícias Reuters. Com informações da Folhapress.

Leia também: EUA conduziram ataque aéreo contra extremistas da Al Shabaab na Somália

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

justica Tragédia Há 15 Horas

Motorista de caminhão envolvido em acidente em MG se apresenta à polícia

fama Hollywood Há 16 Horas

Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme

fama Realeza britânica Há 16 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Relacionamento Há 12 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

politica Justiça Há 17 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Saúde Há 16 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

economia Bahia Há 16 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

mundo Avião Há 15 Horas

Avião da Swiss faz pouso de emergência após fumaça tomar aeronave

esporte Futebol Há 9 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia