Ministro israelense compara Al-Jazeera com 'propaganda nazista'

"É um instrumento de incitação. É uma propaganda, e das piores, no estilo da Alemanha Nazista ou União Soviética", disse Avigdor Liberman, ministro da Defesa de Israel

© Divulgação

Mundo mídia 13/06/17 POR Notícias Ao Minuto

O ministro da Defesa de Israel, Avigdor Liberman, comparou a emissora qatarense Al-Jazeera com a propaganda de estilo nazista, acusando o canal de apoiar o Irã – país possuidor de relações tensas com Israel e Estados árabes do golfo Pérsico em meio ao conflito diplomático ligado ao Qatar.

PUB

No início deste mês, a Al-Jazeera foi bloqueada nos Emirados Árabes Unidos, e seus escritórios fechados neste país e na Jordânia. A Arábia Saudita exigiu que o Qatar mudasse imediatamente a política e a administração do canal para que as emissões não contradigam os interesses dos países do golfo Pérsico e do mundo árabe.

"Alguns interesses [dos países árabes] coincidem com os interesses israelenses, inclusive o caso da Al-Jazeera… Al-Jazeera não é mídia, nem jornalismo. É um instrumento de incitação. É uma propaganda, e das piores, no estilo da Alemanha Nazista ou União Soviética", disse Liberman na segunda-feira (12) no âmbito da reunião do parlamento de Israel para as estratégias do país quanto à Faixa de gaza, citado pelo jornal israelense Times of Israel.

Como as relações entre o Irã e os países árabes do mundo muçulmano, bem como com Israel, são muito tensas, o ministro israelense sublinhou que pelo visto a emissora está apoiando o Irã.

"Tenho monitorando a Al-Jazeera há muitos anos… Você nunca verá nenhum único artigo contra o Irã", frisou Liberman, citado pelo jornal.

Na segunda-feira passada (5), os governos do Egito, Arábia Saudita, Bahrein e Emirados Árabes Unidos anunciaram o rompimento das relações diplomáticas e suspenderam as comunicações terrestres, marítimas e aéreas com o Qatar. Outras nações seguiram o exemplo, acusando Doha de apoiar organizações terroristas e de desestabilizar a situação no Oriente Médio.

As relações entre Israel e o Irã têm permanecido tensas desde a Revolução Iraniana no fim dos anos 70. Os laços são prejudicados por vários assuntos, incluindo os programas nucleares e de mísseis de Teerã, acompanhados por afirmações contraditórias anti-israelenses dos altos funcionários iranianos, tais como do ex-premiê do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 12 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 12 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 6 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 13 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 21 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 13 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 13 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 12 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 8 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio