Chile vence Camarões com gol anulado e outro confirmado por vídeo

Sul-americanos bateram os africanos por 2 a 0

© Kai Pfaffenbach/Reuters

Esporte vitória 18/06/17 POR Folhapress

Atual campeão da Copa América, o Chile venceu Camarões, campeão africano, por 2 a 0. Os gols foram marcados no segundo tempo por Vidal e Vargas. Mas o grande protagonista da partida foi a maior novidade desta Copa das Confederações: o sistema de árbitro de vídeo. Ele foi usado duas vezes no jogo. A primeira, para anular um gol dos chilenos. A segunda, para validar outro.

PUB

+ Filha de Renato Gaúcho sensualiza na web e meia Douglas não perdoa

Ainda no primeiro tempo, quando a seleção do Chile pensou que tinha inaugurado o placar com Vargas, o juiz Damir Skomina, da Eslovênia, primeiro validou o tento -e permitiu que os jogadores comemorassem. Logo em seguida, porém, a equipe que tinha acesso às imagens resolveu anular, alegando um impedimento controverso no ataque do time latino-americano.

Mais cedo, o árbitro externo também havia sido usado para invalidar um gol de Portugal contra o México. Naquela ocasião, o jogo terminou em 2 a 2.

Já os chilenos protestaram contra a anulação do gol e saíram de campo para o intervalo reclamando do juiz. No segundo tempo, os sul-americanos conseguiram impor seu jogo e finalmente chegaram ao gol quando Vidal recebeu um bom cruzamento e cabeceou para as redes.

O time de Camarões ainda tentou o empate, mas foram os chilenos que estiveram mais perto do segundo gol, ao puxarem rápidos contra-ataques. Numa dessas tentativas, Vargas balançou as redes, mas o árbitro teve que, mais uma vez, consultar seus companheiros de vídeo para se certificar que o ataque não estava em impedimento

ÁRBITRO DE VÍDEO

A exemplo do que já ocorreu no Mundial de Clubes e na Copa do Mundo Sub-20, o árbitro de vídeo só poderá ser usado em quatro situações: verificar se houve alguma irregularidade em lance de gol -como um impedimento ou toque de mão-, decidir se o pênalti foi assinalado corretamente ou deixou de ser marcado, apontar se uma infração é digna de cartão vermelho e ajudar o árbitro a advertir o jogador correto.

Na competição, serão dois árbitros e um bandeirinha por partida trabalhando na cabine analisando as diversas imagens. O número de câmeras varia em cada estádio, podendo chegar a um máximo de 30 e são as mesmas das transmissões da TV. Um dos profissionais escalados pela Fifa como assistente de vídeo da competição é brasileiro. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Briga! Há 8 Horas

Andressa Urach é agredida em festa e leva 4 pontos no rosto

justica Sete Lagoas Há 18 Horas

Adolescente é estuprada, atropelada e morta após festa em MG

mundo Austrália Há 17 Horas

Cobra atrasa voo na Austrália e é removida por passageiro famoso

politica Kids pretos Há 7 Horas

Bolsonaro tentou ser kid preto por 2 vezes: 'Fui deixado pra trás'

fama Jhei Soares Há 15 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Racismo Há 9 Horas

Vaza novo áudio com ofensas racistas de Ana Paula Minerato

fama Liam Payne Há 16 Horas

Relatório aponta que Liam Payne tentou escapar do quarto antes de morrer

esporte Fortuna Há 8 Horas

Neymar Pai afirma sobre patrimônio construído com carreira do filho: 'Fiquei rico antes dele'

lifestyle Dicas Há 16 Horas

Descubra itens que devem ser guardados na geladeira e você não sabia

fama Letícia Cazarré Há 17 Horas

Leticia Cazarré dá entrada em hospital Após relatar problemas de saúde