© Divulgação / CBF
Um acidente de carro, no dia 17 de julho de 1977, abreviou a vida do baiano Zózimo Alves Calazans, campeão do mundo com a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 58 e 62. Aos 45 anos, o zagueiro, canhoto, destaque da Canarinho, partia e deixava saudade, principalmente para os torcedores do Bangu/RJ, onde atuava nos tempos áureos com a camisa da Seleção.
PUB
Neste dia 19 de junho de 2017, Zózimo completaria 85 anos. O ex-jogador nasceu em 1932 em Salvador, e aos 16 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, passando por São Cristóvão e Bangu, neste último ele jogou por 14 anos.
Mas foi com a camisa da Seleção Brasileira que o homenageado do dia acumulou glórias. Pela equipe principal, o zagueiro fez 37 jogos, venceu 26, empatou seis e perdeu apenas cinco. Marcou um gol, na vitória por 3 a 2 do Brasil sobre a Áustria no dia 15 de abril de 1956.
Além das duas Copas do Mundo, o ex-zagueiro também fez parte das conquistas da Taça Bernardo O`Higgins (1955), Taça Oswaldo Cruz ( 55, 56, 58 e 62) e Taça do Atlántico (56). Zózimo também passou pela Seleção Olímpica. Fez três jogos, venceu dois, perdeu um e marcou um gol.
Todas as homenagens e lembranças são poucas para agradecer por tudo que Zózimo fez pela Seleção Brasileira, tendo dedicado anos de sua carreira a representar seu país, desfilando bom futebol pelos campos do mundo. Obrigado por tudo!