Exercícios físicos devem ter feitos também no inverno

Com o frio, a prática de exercício diminui por comodidade

© iStock

Lifestyle FITNESS 20/06/17 POR Notícias Ao Minuto

A estação mais fria do ano, o inverno, chega no próximo dia 21 de junho e muita gente usa essa desculpa para parar de se exercitar. É isso que conta o professor da Companhia Athletica Curitiba, Matheus Henrique Ferraz de Souza. “Com o frio, a prática de exercício diminui e isso ocorre por uma ‘comodidade’ do praticante, pois no inverno o preparo da atividade física é diferente e a própria motivação do praticante é menor, devido a queda da temperatura”, explica.

PUB

+ "Sempre seremos julgados", desabafa Hassum, com menos 70 kg

Souza comenta que o maior cuidado que deve ser tomado é em relação ao aquecimento da atividade proposta, evitando, dessa forma, qualquer risco de lesão. “É necessário fazer um aquecimento mais longo e mais completo do que em dias quentes. Para isso, é fundamental a orientação de um professor para a melhor indicação”, ensina. O professor lembra, também, que antes de começar qualquer exercício, é preciso ir até um médico. “Antes de começar qualquer atividade física, o praticante deve realizar um teste de esforço com um médico que avaliará as informações que serão repassadas ao profissional da área e assim será realizada a prescrição do treino.”

Mas, não pense que há restrições para o inverno. De acordo com ele, toda atividade bem preparada, com aquecimento específico e vestimentas adequadas, pode ser realizado. “Caso a pessoa já tenha uma restrição, como, por exemplo, Hipertensão, deve-se tomar mais cuidado, principalmente no frio, pois há tendência do aumento na Pressão Arterial, que pode ocasionar algum risco para esse público. Ou seja, é um profissional que deve indicar a intensidade e o volume da atividade”, explica.

Souza também comenta que o exercício físico deve ser feito, independente da estação, de forma individualizada. “A resposta biológica do corpo não é igual para todos e por isso não temos uma fórmula secreta que serve para todo mundo. A intensidade e volume mais adequados para a realização dos exercícios dependem de muitas variáveis, por isso a orientação de treino por um profissional da área”, salienta.

Outra dica que Matheus de Souza dá é que é recomendada a utilização de roupas adequadas para atividades outdoor. “Por exemplo, quando for correr na rua, pode-se optar por usar luvas, touca, calça e etc e sempre tomar cuidado para usar uma vestimenta destinada à prática esportiva, para que ela não atrapalhe o desempenho na atividade”, salienta. De acordo com ele, o objetivo é a manutenção do aquecimento corporal. “Uma vestimenta não adequada pode não gerar o aquecimento necessário (principalmente nas extremidades do corpo) e assim dificultar a execução do exercício ou até mesmo provocar um lesão no praticante”, afirma.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 22 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 22 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo 23/12/24

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 21 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 21 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 20 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer